Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Urtiga, a PANC que causa coceira, mas também proporciona benefícios para a saúde

urtiga_4108_l

Se você se interessa pelo universo de ervas e plantas, provavelmente já deve ter ouvido falar na planta famosa por causar reações quando entra em contato com a pele, manifestada por coceira, ardor e vermelhidão. Essa planta é a urtiga. De nome científico Urtica dioica, a espécie pertence à família Urticaceae.

Além dessa característica marcante, ela é conhecida por ser uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. Em adição às características culinárias, a urtiga possui diversos benefícios para a saúde. 

Foto: Reprodução/Tua Saúde

Uso culinário 

De acordo com a obra 'Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil', do pesquisador Valdely Kinupp, a urtiga pode ser utilizada para o preparo de sopas, risotos, saladas, caldo verde e como complemento de outros pratos.

Por ser "urticante", ou seja, causar coceira, é recomendado o uso de luvas ao manusear a planta e recomenda-se branqueá-la na água fervente.

Pode também ser utilizada na fabricação de pães, nhoques, tempurá e pasta verde para recheio de massas, além de cerveja.

Todas as partes da planta podem ser utilizadas, mas é mais comum achar produtos feitos apenas com a folha.

Para a saúde 

As partes da urtiga são composta de diversos elementos que podem ser benéficos ao ser humano devido ao seu potencial antioxidante, antiúlcera e antimicrobiano. Dentre as propriedades, destacam-se: sais minerais, ácidos orgânicos, vitamina A e C, serotonina e histamina.

Apesar de ser frequentemente utilizada para diabetes, possui outras ações que podem ser potencialmente positivas:

- Ação depurativa
- Ação antianêmica
- Ação remineralizante
- Ação anti-hemorrágica
- Ação diurética
- Ação hipotensora suave

Essas ações podem contribuir para o tratamento de reumatismo, artrite, rinite e dores musculares no geral. 

Alerta 

Apesar dos muitos benefícios, é necessário ficar atento para os efeitos colaterais. A urtiga é contraindicada para gestantes e pessoas com pressão baixa. Além disso, devido aos pelos das folhas possuírem fluido que contém histamina e acetilcolina, que causam a coceira, provocam dermatites.


Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/