Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Tudo começou com uma celebração de amigos: Banda do Boulevard

WhatsApp-Image-2024-02-01-at-13.37.46

A Banda do Boulevard é uma clássica celebração do Domingo Magro de Carnaval manauara. Quem nunca ouviu falar? Levando milhares de foliões todos os anos para as ruas, a banda possui a tradição de garantir atrações com célebres nomes da sociedade artística do Amazonas. 

A Banda foi fundada no Carnaval de 1987 e, anualmente, apresenta temas que exaltam o compromisso com a cultura amazonense, reunindo mais de 150 mil foliões para celebrar e já conta com mais de 30 sambas gravados.

Sua importância é tão grande para a cultura manauara, que está entre as bandas carnavalescas que receberam o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas.

Foto: Divulgação

A jornalista Jonária França conta que, ao longo dos quase 40 anos de Banda, o evento se consolidou como um espaço para a promoção cultural de artistas de que divulgam seu trabalho e animam o público com suas performances.

"A banda foi criada em 1987 por um grupo de amigos e familiares do professor Manoel do Carmo Chaves Neto, o Maneca, que este ano recebe a homenagem da agremiação, sendo tema do Carnaval da banda: Maneca Supercampeão", conta.

Foto: Clarissa Bacellar/Acervo Portal Amazônia

"A brincadeira feita em 1987, quando o grupo de amigos e familiares saíram brincando carnaval de rua, com fantasias caseiras confeccionadas por eles mesmos, ganhou uma proporção gigantesca e hoje costuma levar para a Avenida Álvaro Maia, no Centro de Manaus, mais de 150 mil foliões, sempre trazendo temas que defendem a cultural e grandes personalidades que deram suas contribuições ao Amazonas nas mais variadas áreas",

afirma Jonária.

A Banda do Boulevard é uma das que mantém a tradição do Carnaval de rua na capital amazonense, pois incentiva o resgate às manifestações populares que foram se perdendo. "A banda leva as famílias para a rua, tanto que no Carnaval da Banda do Boulevard você vê as famílias brincando alegremente, com os sambas tradicionais do carnaval popular", garante.

Foto: Divulgação

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Nor 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/