Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Capacitação: Águas de Manaus abre inscrições para projeto Pioneiros a partir desta terça (12)

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

A Águas de Manaus está com inscrições abertas para a 6ª edição do projeto Pioneiros. Neste ano, 60 estudantes de escolas públicas serão selecionados para participar do projeto que tem como objetivo incentivar os jovens a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas de saneamento nas comunidades onde vivem. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas do dia 12 até 29 de março, pelo link https://forms.office.com/r/CQvMTzJa9u.

As vagas são direcionadas para estudantes da rede pública de ensino que estejam cursando entre o 9º ano, do ensino fundamental, e o 3º ano do ensino médio. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de abril, no site e redes sociais da concessionária.

"Esta é uma oportunidade para que os jovens tenham um primeiro contato com várias profissões. Além de despertar a conscientização sobre questões ambientais, o Pioneiros também contribui para a iniciação profissional. Dentre as vagas, disponibilizamos também cotas para filhos de indígenas, refugiados, afrodescendentes", destaca o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz.

A previsão é que as aulas iniciem na segunda quinzena de abril. Ao longo de cinco meses, os participantes irão conhecer todos os setores da concessionária, como Engenharia, Tratamento, Qualidade, Comercial, Responsabilidade Social, Comunicação, Operação, dentre outros. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.

Foto: Divulgação/Águas de Manaus

"Todo este processo é acompanhado por colaboradores voluntários da empresa, que também atuam como monitores e orientadores destes jovens na criação e elaboração de projetos que possam ser aplicados no dia a dia das comunidades onde vivem. Esta troca de conhecimento é fundamental. Os estudantes nos trazem a vivência dentro das comunidades e nós damos as ferramentas e nosso conhecimento sobre o saneamento básico", enfatiza Semy.

Os estudantes também participarão de atividades guiadas, como visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Durante este período os estudantes poderão ainda fazer cursos gratuitos na Academia Aegea, plataforma digital utilizada para capacitar os colaboradores da empresa, além de participar de oficinais e atividades educativas que englobam assuntos relacionados a redes sociais, informática, primeiro emprego, dentre outros.

Ao final deste período, os estudantes apresentam os projetos de melhoria, voltados para o saneamento de sua comunidade. O primeiro lugar é indicado para etapa nacional do Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo País.

Oportunidade 

Ganhador do 1º lugar do Pioneiros 2022, o estudante Luis Eduardo Castro, desenvolveu, na época, um projeto voltado para famílias vulneráveis terem acesso à caixa d'água. "Eu vi o que faltava dentro da comunidade que eu moro e a partir daí, desenvolvi o projeto visando garantir qualidade de vida e saúde aos moradores", destaca o jovem, que hoje faz parte do quadro de Jovem Aprendiz da concessionária, atuando no setor de EHS. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/