Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Ação visa aumentar em 30% o estoque de sangue no Amazonas

Ação visa aumentar em 30% o estoque de sangue no Amazonas
O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas (Hemoam) realiza, durante toda esta quinta-feira (23), no Studio 5 Centro de Convenções, uma ação para aumentar o estoque de sangue. Segundo Eleonora Araújo, subgerente de coleta externa, a expectativa é de um aumento em 30% nas bolsas de sangue. A ação acontece até as 20h.

“O objetivo é atingir mil bolsas de sangue durante o Carnaval e suprir toda a demanda transfusional do Estado. Porque nós fornecemos até para outros municípios”, destacou Eleonora.

Pedro Nascimento, de 67 anos, é doador diamante, ou seja, há 50 anos doa sangue sempre que pode. “Desde 1967 doo sangue e quando tem algum evento assim eu faço questão de ajudar”, afirmou. 
Pedo Nascimento doa sangue há 50 anos. Foto: Diego Cativo/Amazon Sat
Já Iza Batista foi pega de surpresa pela amiga Katiele, que já doou quatro vezes. Ela chamou a amiga para ir ao mall e aproveitou para doar pela primeira vez. “Sempre quis doar e não tinha peso suficiente, como moro próximo aceitei o convite de Katiele e vim doar”, contou. 
Incentivada pela amiga, Iza doou pela primeira vez. Foto: Diego Cativo/Amazon Sat
Com apenas uma doação, quatro vidas podem ser salvas. O processo é simples: basta preencher uma ficha cadastral, passar por uma triagem de cinco minutos e caso seja apto, doa 450 mililitros. No final, ganha um lanche reforçado.
Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 50 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável.Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

*Colaborou Diego Cativo, do Amazon Sat

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/