Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

TSE proíbe Acir Gurgacz da disputa ao cargo de governo de Rondônia

TSE proíbe Acir Gurgacz da disputa ao cargo de governo de Rondônia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, nesta quinta-feira (4), um recurso do senador Acir Gurgacz (PDT) para que continuasse em campanha pela vaga de governador de Rondônia, no entanto, e ele ficará de fora da disputa pelo governo nestas eleições, por ter sido condenado por fraude contra o sistema financeiro. A decisão foi do ministro do TSE Jorge Mussi com base na Lei da Ficha Limpa. 

A decisão do TSE ressalta ainda que o candidato Acir não pode mais fazer campanhas eleitorais no estado e o partido dele, o PDT, está proibido de fazer novos repasses de recursos. As informações são do G1 Rondônia.

A equipe da assessoria de imprensa do candidato disse que ainda hoje deve divulgar nota sobre o fato.

Segundo o G1 Rondônia, a candidatura de Acir já tinha sido indeferida, por quatro votos a favor, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE). Com o indeferimento no estado, Acir entrou com recurso no TSE em Brasília (DF), que foi negado na manhã desta quinta (4).

A condenação imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao senador em fevereiro, foi de 4 anos e 6 meses de prisão no regime semiaberto por crimes contra o sistema financeiro. Na época, o senador informou que considerava a decisão "injusta".

Já o TRE em Rondônia informou que o nome de Acir já foi incluído nas urnas eletrônicas para as eleições do próximo domingo (7), e vai aparecer na hora dos votos, mas que na totalização serão inválidos. A decisão ainda cabe recurso em plenário.

Fraude financeira

O senador foi acusado e denunciado pela Procuradoria Geral por fraude financeira, onde entre 2003 e 2004, Acir teria obtido, mediante fraude, financiamento junto ao Banco da Amazônia com a finalidade de renovar a frota de ônibus da Eucatur, empresa de transporte gerida por ele.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/