Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

TJD-AM pode vetar 'virada de mesa' no Campeonato Amazonense de 2016

MANAUS - A Associação dos Clubes Profissionais do Amazonas (ACPEA) decidiu em conjunto com a Federação Amazonense de Futebol (FAF) que o Campeonato Amazonense de Futebol em 2016 teria 15 clubes. Entretanto, a 'virada de mesa' promovida na primeira divisão está ameaçada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM), reconstituído após a posse de Edson Rosas Júnior. Segundo o próprio, o tribunal pode vetar a extinção da Série B do estadual, como determinaram os clubes.
Edson Rosas Júnior é o novo presidente do TJD-AM. Foto: Antônio Assis/FAF
"O Estatuto do Torcedor diz que é preciso ter acesso e descenso. Agora eu estou analisando a legislação da CBF. Se a gente verificar a possibilidade de o Tribunal determinar que isso ocorra [a retomada da Série B], nós o faremos", revelou Edson em entrevista ao programa Esporte Amazônia, do canal Amazon Sat.
Caso o tribunal encontre uma forma de aplicar uma determinação judicial, os clubes estão sujeito a penas caso não cumpram a lei. "Tanto a associação [dos clubes] quanto a federação estariam sujeitas a uma representação no Ministério Público Estadual por não cumprir o Estatuto do Torcedor", disse Edson Rosas.
O presidente do TJD é abertamente contra o campeonato com 15 clubes. Nas edições anteriores, o Campeonato Amazonense foi disputado com dez equipes, sempre com sistema de acesso e descenso. A fórmula foi modificada por votação dentro da própria ACPEA, o que não é permitido pelo Estatuto do Torcedor.
"Isso me incomoda e é um estudo meu. Não sou especialista nisso, mas teremos um nível técnico fraco. É inconcebível um campeonato com 15 clubes. Se o clube não tem medo de cair [de divisão], por que ele vai investir?", questionou Edson Rosas.Clubes contestam a possibilidadeO presidente da ACPEA, Cláudio Nobre, foi ouvido pela rádio CBN Amazônia a respeito das intenções de Edson Júnior. O mesmo se mostrou surpreso e afirma que a reformulação do campeonato não é do interesse da associação. "É um fato novo. Estamos tratando o estadual com 15 clubes e a extinção da Série B, como foi definido na assembleia geral. Todos os trâmites foram feitos para que a Série B fosse extinta. Qualquer coisa diferente disso traria problema pro campeonato", afirmou.Nobre também afirma que contará com a "boa vontade" de Edson Rosas para que a decisão do presidente do tribunal seja revista. "Não tem como fazer Série B no ano que vem. Não trabalhamos com essa hipótese. O Dr. Edson Rosas tem sensibilidade, sabe do que ocorreu, então acho que ele não vai criar maiores dificuldades".
Novidades do tribunalO TJD-AM foi reconstituído no mês passado, sob a presidência de Edson Rosas Júnior e a vice-presidência de Maria Benigno. As duas comissões disciplinares do tribunal já foram constituídas e dois julgamentos já foram realizados, com mais três previstos para este ano.
TJD-AM ganhará nova sede no dia 21 de dezembro. Foto: Antônio Assis/FAF
O tribunal ganhará uma nova sede no dia 21 de dezembro. O TJD deixa a sede da FAF para se instalar em um local próprio na rua Rio Purus, nº. 29, bairro Vieiralves.
No dia seguinte, data do primeiro Pleno do TJD-AM, os julgamentos do tribunal passarão a ser transmitidos ao vivo pela internet. "Hoje nós temos as transmissões dos julgamentos do Superior Tribunal Federal [STF], mas isso é inédito na história da Justiça Desportiva", valorizou Edson Rosas. O endereço eletrônico para as transmissões dos julgamentos ainda será divulgado pelo tribunal.
O TJD-AM estava inativo desde 2014, quando promoveu o seu último julgamento. Edson Rosas estima que os processos pendentes só terminarão de ser julgados em março do ano que vem.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/