Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Relatora da ONU diz que direito dos povos indígenas não estão sendo garantidos no mundo

Relatora da ONU diz que direito dos povos indígenas não estão sendo garantidos no mundo
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Nesta segunda-feira (1), no Fórum Permanente das Nações Unidas para Questões Indígenas, a relatora especial da ONU para o tema afirmou que os direitos dos povos indígenas estão sendo violados por autoridades e corporações que desejam acessar suas terras e recursos naturais.

“A situação dos direitos dos povos indígenas não está em um bom estado nos dias atuais porque há políticas e leis usadas para criminalizá-los”, disse Victoria Tauli-Corpuz, relatora especial para os direitos dos povos indígenas.

Em 2016 a ONU publicou um relatório sobre a situação dos indígenas no Brasil chamado “Direitos indígenas: perspectivas em tempos de retrocesso e violência no Brasil”. O relatório desaconselhava o investimento de grandes empreendimentos em terras indígenas. “Se os povos indígenas afetados não manifestaram seu consentimento livre, prévio e informado após os estudos participativos de impactos social, ambiental e de direitos humanos e as consultas de boa-fé”, afirma o documento.

O relatório conclui que o processo de demarcação é algo urgente no Brasil. Sem demarcação de terras indígenas os índices de desmatamento, destruição de rios e empobrecimento dos solos decorrentes da prática intensiva de monoculturas e atividades de mineração que resultam em solos e águas inadequadas para o sustento das vidas tendem a subir.

De acordo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 654 terras indígenas no Brasil aguardam atos administrativos do Estado para terem seus processos demarcatórios finalizados. Esse número corresponde a 58,7% do total das 1.113 terras indígenas do país. O levantamento faz parte do relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2015, lançado na semana passada.

Veja mais notícias sobre Internacional.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/