Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Projeto pretende ampliar mercado de produtos sustentáveis da Amazônia

Projeto pretende ampliar mercado de produtos sustentáveis da Amazônia
Açaí, castanha do Brasil, óleos vegetais da Amazônia, produtos sustentáveis que respeitam a biodiversidade, têm qualidade, mas que chegam pouco ao fim da cadeia: os consumidores. E é por isso que está sendo lançado o projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável”, pelo Ministério da Agricultura.

A ideia é conquistar o mercado para os produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia e poupar as florestas, já que são produções sustentáveis. Além de gerar renda para as populações locais.
Foto: Arquivo/Agência Pará
A polpa do açaí da Amazônia, por exemplo, já é exportada para a União Europeia.

Segundo o Ministério, mais de quatrocentas mil famílias, na Amazônia, vivem, atualmente, da floresta e produzem a partir dela alimentos, cosméticos, artesanatos, entre outros produtos, que auxiliam na preservação do patrimônio cultural e natural dos territórios.

O projeto está previsto para quatro estados: Acre, Amazonas, Pará e Amapá. Neles, foram criadas câmaras de comercialização, com treinamento de profissionais de assistência técnica.

Todos os envolvidos na produção pensam em soluções para promover as iniciativas e apoiar a gestão nas cooperativas. Além disso, serão geradas parcerias com o setor empresarial e investidores interessados em oportunidades de negócios.

Na Amazônia, mais de trezentas cooperativas e associações de pequenos produtores já foram mapeadas pelo projeto. Além disso, mais de cem potenciais empresas que podem ser compradoras dessas produções também fazem parte do mapeamento.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/