Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Projeto busca transformar Lago Janauari em refúgio ecológico para turismo sustentável, no AM

Projeto busca transformar Lago Janauari em refúgio ecológico para turismo sustentável, no AM

O Lago Janauari poderá ser transformado em refúgio ecológico para promoção de turismo de base sustentável. O projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inclui ações para o ordenamento de turismo na região, localizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), garantindo o bem-estar animal e a geração de renda sustentável para as comunidades no entorno do futuro refúgio. Uma equipe da secretaria realizou expedição ao local na segunda-feira (20).

Atualmente, a área prevista no projeto para abrigar o refúgio está inserida em duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs): Encontro das Águas (municipal) e Padauari-Solimões (estadual). A proposta é criar uma unidade de conservação estadual em sobreposição às APAs, levando governança e serviços públicos para moradores e visitantes. O projeto deverá contar ainda com apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Prefeitura Municipal de Iranduba.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o projeto busca aliar o ordenamento para conservação ambiental e geração de renda para o município.

“O objetivo é estabelecer um turismo de fato sustentável, prevendo inclusive, como é um dos grandes problemas que se tem no Lago, a questão do bem-estar animal. Queremos destacar para o turista o valor de ver os animais no seu ambiente, gozando de saúde e liberdade, ressaltar que isso faz parte do ecoturismo, e reforçar que o respeito à nossa biodiversidade é fator importante na experiência de visitar a Amazônia, sem incentivar práticas que possam ser nocivas aos animais”, declarou.

As comunidades no entorno do refúgio serão importantes para o ordenamento do turismo, segundo Taveira. “A área que propusemos para o refúgio não abrange as comunidades, mas elas serão parte importante no ordenamento do turismo. O projeto inclui estabelecer uma base de atendimento ao turista, estrutura que vai beneficiar também os ribeirinhos e as pessoas que já exploram o turismo na região”, ressaltou.

Após o levantamento técnico do potencial turístico e socioeconômico da região, serão realizadas ainda consultas públicas sobre a criação da unidade de conservação. A proposta é a criação do refúgio de maneira participativa, contando com um Conselho Consultivo, que definirá, por meio de assembleia, todos os investimentos na área.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

Lago Janauari

O turismo no local teve início no final da década de 1960, devido à proximidade de Manaus, levando visitantes que vinham ao Amazonas para uma experiência rápida de contato com a fauna e flora amazônica. O sucesso da atividade turística motivou crescimento demográfico desordenado, com moradores oferecendo serviços de alimentação e venda de artesanato.

Entre os potenciais turísticos identificados pela equipe da Sema estão a observação de animais no habitat natural, trilhas na floresta e as ruínas de um seringal datado de 1859, que atualmente não compõem o roteiro turístico tradicional do local. O levantamento irá compor roteiro realizado em conjunto por especialistas da Sema e Amazonastur.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/