Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Na Parada: há dois anos ajudando os usuários de ônibus em Manaus

O transporte público é um dos serviços mais importantes na maioria das grandes cidades. Centenas de pessoas dependem dele diariamente. A falta de informações básicas e de maneira acessível, como itinerário, prejudicam a vida dos usuários. Pensando nisso, há dois anos, um jovem de Manaus criou o site 'Na Parada', que ajuda, hoje, quase 1 milhão de pessoas em toda a cidade.
Quando a ideia surgiu, o idealizador, Diego Araújo, era acadêmico do curso de Design na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). "Tudo começou com o projeto de uma revista temática de uma disciplina da faculdade, que foi extremamente elogiada. Vi o interesse que as pessoas tinham no assunto e resolvi migrar o projeto para as redes sociais e do dia para a noite a coisa explodiu. Eram centenas de pessoas interessadas todos os dias! Foi então que eu resolvi me aprofundar mais no assunto", conta Araújo.
Nas redes sociais, com a colaboração dos próprios usuários do transporte público, o Na Parada cresceu. "A ideia sempre foi de um projeto colaborativo, onde as pessoas contribuem enviando dúvidas, sugestões e denúncias. Tudo feito pelo próprio usuário", diz. Hoje são mais de 70 mil seguidores nas redes sociais e cerca de 20 mil dúvidas esclarecidas.
Mas o Na Parada não se restringe as redes sociais. Ele também auxilia os usuários do transporte público, com informações úteis e práticas, por mensagens no WhatsApp e Facebook, 24 horas de segunda a sábado, para que elas cheguem aos seus destinos em Manaus.
Eventos
Concursos como o 'Gato & Gata Na Parada', cujos competidores são motoristas e cobradores de ônibus, indicados pelos próprios usuários, estimulam a aproximação entre a população e o sistema. "Aproxima, humaniza, faz com que usuários e funcionários se aproximem e colabora para que a rotina do transporte público seja mais leve", avalia Diego.
De acordo com ele, ainda no mês de agosto o ‘Na Parada’ vai lançar o site oficial do projeto dando mais agilidade ao conjunto de trajetos na cidade. “As pessoas pediram muito e nos resolvemos finalmente lançar o site, que vai funcionar como um banco de dados com todos os itinerários e outras informações”.
Dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) aponta que, mais de 900 mil pessoas usam o transporte público de Manaus todos os dias. Semanalmente o ‘Na Parada’ alcança praticamente 100% desse público nas redes sociais. Veja os números gerados pelo serviço nesses dois anos:

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/