Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Maranhense pagará mais caro por energia a partir de segunda

Maranhense pagará mais caro por energia a partir de segunda
conta de energia dos maranhenses vai ficar mais cara a partir da próxima segunda-feira (28). Uma tarifa da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) será reajustada em 13,2%.

O aumento reflete um cálculo de duas parcelas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tiveram aumento tarifário no estado.

Na parcela A estão os custos setoriais de transmissão e compra de energia. Já a parcela B é correspondente aos custos gerenciais. Fernando Mendonça, gerente de Assuntos Regulatórios da Cemar, esclarece que a maior parte do aumento é de atualização de regulamentos da própria Aneel.

Apenas 4,30% refere-se a parcela B. Os demais percentuais são atualização da parcela A, que são custos não gerenciados pela empresa.

No estado, 900 mil consumidores tem tarifa diferenciada, por baixa renda e participação em programas sociais. Para eles, o aumento será de 12,8%.O gerente da Cemar lembra que cerca de 240 mil pessoas que tem direito à tarifa diferenciada ainda não recebem o benefício porque não atualizaram o cadastro. Fernando Mendonça explica como regularizar a situação.

“Basta ele ir a um Centro de Referência de Assistência Social da prefeitura, pegar o seu cadastro, receber o seu NIS e ir a qualquer agência Nossa Distribuidora para que ele passe a ter direito a uma tarifa menor e pagamento menor da conta de energia.”

É bom lembrar que o reajuste, que começa na próxima segunda-feira, vale para todos os municípios maranhenses.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/