Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Madeireiros ilegais burlam satélites de monitoramento na Amazônia Legal

Madeireiros ilegais burlam satélites de monitoramento na Amazônia Legal
Foto área de desmatamento em região sudeste do Pará. Foto: Divulgação/Ibama
O Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) divulgou nesta semana detalhes sobre como atuava o maior desmatador da Amazônia, Antônio José Junqueira Vilela Filho, conhecido como AJ Vilela e Jotinha. A investigação, que começou em 2014, e culminou na operação Rios Voadores, deflagrada em junho deste ano, aponta que a quadrilha liderada pelo pecuarista utilizava técnicas de geolocalização para burlar satélites de monitoramento e mascarar o desmatamento em Altamira, no Pará. Uma prática que, segundo pesquisadores da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, pode ser mais comum do que acreditam as autoridades brasileiras.

Jotinha e sua equipe utilizavam técnicas científicas que consistiam em preservar as árvores com copas mais altas para 'encobrir' o desmatamento de espécies mais baixas. Desta maneira, dificultaram a identificação do crime por satélites. A tática é conhecida como desmatamento multiponto ou desmatamento cupim, que permite a destruição de grandes áreas de floresta sem a derrubada das árvores de copas mais altas, e em áreas espaçadas ao longo do território. “É como se a floresta virasse um zumbi: mesmo protegida do corte raso, ela está funcionalmente morta e esvaziada de fauna e flora”, registra o MPF na denúncia publicada.
Desarticulação de quadrilha de A. J. Junqueira em área de floresta no Pará. Foto: Divulgação/Ibama
O grupo, segundo o MPF-PA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), é responsável pelo desmate, entre 2012 e 2015, de 330 quilômetros quadrados (km²) de florestas em Altamira, no Pará. A área é equivalente ao território de municípios como Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) ou Recife (PE). O esquema conseguiu movimentar pelo menos R$ 1,9 bilhão, e o prejuízo ambiental foi mais de R$ 503 milhões. Jotinha foi preso em junho deste ano em São Paulo, onde morava, e de onde comandava e monitorava as atividades da quadrilha.No último dia 2 de dezembro, o MPF-PA entrou na Justiça com mais cinco ações contra o AJ Vilela e 23 integrantes do grupo liderado por ele. Somadas às penas pedidas nas outras duas ações que já haviam sido ajuizadas pelo MPF após a operação Rios Voadores, em junho deste ano, quando o esquema criminoso foi desmontado, Jotinha está sujeito a até 238 de prisão, e multas.

Inovações

Jotinha acompanhava de sua casa, em São Paulo, as atividades do grupo no Pará usando técnicas 'inovadoras' de monitoramento, segundo as investigações. O monitoramento era feito via satélite, em tempo real, conforme comprovaram interceptações telefônicas citadas pelo órgão em uma das cinco novas ações ajuizadas este mês contra o grupo.

A Ciência e o desmatamento

No último mês novembro o artigo 'Desmatadores brasileiros estão evitando a detecção?' publicado no jornal científico, Conservation Letters, levantou a possibilidade de que o desmatamento na Amazônia seja mais extenso que o estimado pelo Pojeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

Os pesquisadores compararam os dados produzidos pelo Prodes e pelo Global Forest Change (GFC), um sistema de monitoramento das florestas ao redor do mundo. A comparação mostrou que áreas muito específicas de desmatamento na Floresta Amazônica eram detectadas pelo GFC, mas permaneciam indetectáveis pelo sistema Prodes.

Segundo o artigo, estima-se que a área subestimada pelo monitoramento brasileiro seja de 900 mil hectares. De 2003 a 2008 os dados tinha tendências semelhantes, mas a partir de 2009 houve uma disparidade nos dados apontados pelo Prodes e pelo GFC. Segundo os pesquisadores foi exatamente nessa data que grandes pecuaristas e desmatadores passaram a utilizar técnicas para mascarar o desmatamento na região.

As maiores áreas não detectados são encontrados no nordeste do estado do Pará e no centro-norte do Mato Grosso. Exatamente a região de intensa atividade de desmate ilegal, onde grandes empresários, como o A. J Junqueira, atuavam de maneira extensa.

Desmatamento em 2016

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2016 a Amazônia Legal perdeu mais de 7,9 mil km² de floresta. A maior taxa de desmatamento anual desde de 2008, quando a região acumulou mais de 12 mil km² de florestas desmatadas. Para se ter uma ideia do tamanha da destruição, a área desmatada em 2016 é maior que todo o território da Cisjordânia e da Faixa de Gaza juntos.

O artigo acredita que ação inteligente de madeireiros, utilizando técnicas para esconder o desmatamento, faz com que os dados no desmatamento publicados pelo Inpe possam ser bem maiores.

*Com informações do MPF-PA

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/