Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Instituto Soka realiza seminário sobre os recursos hídricos na Amazônia

Instituto Soka realiza seminário sobre os recursos hídricos na Amazônia
Ao lado de um de uma das principais belezas naturais do Amazonas, o Encontro das Águas, aconteceu a quarta edição do Seminário Águas da Amazônia, uma parceria entre o Instituto Soka e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os palestrantes debateram a importância da preservação dos recursos hídricos da região. O evento leva o selo Consciência Limpa da Fundação Rede Amazônica.



Em sua quarta edição, o Seminário Águas na Amazônia está integrada na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento conta com as palestras do Doutor Shinjiro Sato (Universidade Soka no Japão), do Doutor André Rodrigues (Universidade Cornel dos Estados Unidos) e do professor Márcio Silva (INPA). Eles retratara assuntos como modificação e aplicação do biochar, tratamento da água industrial e a preservação dos recursos hídricos na Amazônia.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia




De acordo com o gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, Jean Dinelly, "O seminário veio em uma constante evolução, tem sempre um tema relevante, principalmente, quando estamos ao lado de um dos pontos turísticos do Amazonas, o Encontro das Águas. Para a nossa equipe  é gratificante ver o público  envolvido neste evento, pois, todo esse conhecimento vai ser espalhado para as universidades e centros tecnológicos", explicou.



Além da água



Um dos destaques da programação foi o professor, Shinjiro Sato, do Departamento de Ciências e Engenharia  para Inovação da Universidade Soka. Na palestra, ele destacou a importância do Biochar na melhoria do solo e água. O Biochar é qualquer material rico em carbono obtido de biomossa carbonizada sob baixa atmosfera de oxigênio, para o uso como condiciona. Praticamente qualquer fonte de biomassa pode ser carbonizada.



Sato destacou ainda que o Biochar conta com duas funções, a primeira seria a gestão de resíduos, ou seja, usando a técnica é possível reduzir os materiais do tipo. Já o segundo ponto é a melhoria das condições do solo para revitalizar o plantio da própria agricultura.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


Conhecimento é poder



Durante as palestras, a universitária de engenharia ambiental e sanitária, Regina Nascimento, anotava todas as informações que conseguia. Para ela, as palestras que destacam a preservação é de suma importância na sua vida acadêmica. “Meu interesse nesse evento é aprimorar o meu conhecimento, adquirir mais informações e aplicar na faculdade”, falou.


Já para o universitário de engenharia ambiental, Jeriel Maia, os impactos que são sofridos pela poluição causada pelo homem devem ganhar destaques em eventos desse porte. “Na cidade de Manaus, temos rios que estão degradados, lugares desmatados, e vimos que é possível encontrar uma saída para todo esse caos”, afirmou o jovem.


ODS


Em 2019, o Seminário Águas na Amazônia abordou as seguintes ODS: fome zero (ODS 2); boa saúde e bem-estar (ODS 3); água limpa e saneamento (ODS 6); energia acessível e limpa (ODS 7); emprego digno e crescimento econômico (ODS 8); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); consumo e produção acessível (ODS 12); combate às alterações climáticas (ODS 13); vida debaixo d'água (ODS 14) e vida sobre a terra (ODS 15).

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, existe desde 2004, com a propósito de difundir a ciência na sociedade, através de, simpósios, seminário, palestras, oficinas, feiras e demais atividades. Em torno da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, estão envolvidas as seguintes entidades: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais, Universidades Federais e Estaduais, Centros de Pesquisas e a Sociedade Civil.


Consciência Limpa


O Consciência Limpa, é uma campanha da Fundação Rede Amazônica, que tem como objetivo despertar a conscientização e replicar as boas práticas sobre os cuidados necessários para desacelerar a degradação do meio ambiente e incentivar soluções para a preservação dos recursos naturais ainda existentes.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/