Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Governo do Acre declara luto oficial pela morte do ex-deputado federal Wildy Viana

Governo do Acre declara luto oficial pela morte do ex-deputado federal Wildy Viana
Foto: Divulgação/Agência Acre
O governo do Estado decretou luto oficial, por três dias, a partir desta terça-feira, 14, em homenagem à memória do ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-vereador de Rio Branco, Wildy Viana das Neves. A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça. Wildy faleceu no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco devido a um quadro agudo de insuficiência respiratória.

Casado com Silvia Macêdo das Neves, Wildy também era pai de Silvia Viana e Wildy Viana Filho (in memorian). Aos 87 anos, Wildy enfrentava diversos problemas de saúde, que resultaram na internação. Devido a um quadro agudo de insuficiência respiratória (doença pulmonar obstrutiva crônica), foi a óbito nesta segunda-feira, 13.

Ainda quando morava em Brasileia, Wildy Viana foi radiotelegrafista. Mais tarde, ingressou no cenário político acreano, em que teve uma louvável atuação. Começou sua carreira política sendo eleito vereador em Rio Branco, em 1963.
Em janeiro de 1966, quando presidia a Câmara Municipal de Rio Branco, assumiu a Prefeitura de Rio Branco, após a cassação do prefeito Aníbal Miranda. Deixou o cargo em julho e foi eleito deputado estadual, sendo reeleito nos anos 1970 e 1974.
Em 1978, Wildy foi eleito deputado federal e reeleito em 1982.
Seu legado na política foi continuado pelos filhos, Jorge e Tião Viana, de quem se orgulhava muito. Em 2009, ele e dona Sílvia Falcão Macedo das Neves, comemoram bodas de ouro. Sua integridade, caráter, honradez, honestidade e dom de servir sem esperar recompensa, além de uma capacidade de amar incondicionalmente a família, foram as maiores lições que Wildy deixou para os parentes.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/