Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Fórum de Secretários da Amazônia Legal debate proteção da floresta, em Brasília

Fórum de Secretários da Amazônia Legal debate proteção da floresta, em Brasília
Representantes do Pará, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins conheceram as iniciativas de cada governo subnacional e apresentaram os avanços, desafios e perspectivas sobre as mudanças climáticas, transparência de informações ambientais para a sociedade civil e apoio aos povos indígenas. A agenda ambiental está sendo realizada em Brasília (DF), e tem entre seus objetivos o desenvolvimento sustentável e políticas de baixo carbono.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Thales Belo, atual presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, disse no encontro que “nesse momento, o Governo do Estado do Pará preside o Fórum de Secretários da Amazônia Legal, e a estratégia maior é trabalhar a continuidade naquilo que se desenvolveu de política pública, vinculada à gestão ambiental. É trabalhar a política pública que envolve o meio ambiente de uma forma integrada e transversal. E nesse momento, o Estado reapresenta todas as suas ferramentas de gestão e repassa, para que a sociedade possa se apropriar de todo esse trabalho e acompanhar essa continuidade”.

Thales Belo ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Governo do Pará na área ambiental nos últimos anos. Segundo ele, os grandes investimentos em novas tecnologias e em ferramentas de gestão têm contribuído, cada vez mais, de forma decisiva para a queda do desmatamento e das irregularidades. Entre as novidades está o Centro de Monitoramento Ambiental (Cimam), que atua na preservação e conservação do meio ambiente no Pará e na Amazônia.
Foto: Divulgação/Semas Pará

O secretário Thales Belo também destacou a importância da fiscalização em todo o Estado, e aproveitou para apresentar um plano de trabalho de agenda sustentável para o desenvolvimento da região, em parceira com os outros Estados da Amazônia Legal.

Durante dois dias, a reunião do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal conta com representantes dos atuais e futuros governos de Estado, que aproveitaram para discutir, propor e apresentar uma agenda sustentável para o desenvolvimento em toda a região. “Essa é uma agenda de transição, de um repasse de informações, de um diálogo aberto entre os Estados. Aquilo que foi construído, aquilo que foi desenvolvido, e o repasse das agendas onde estão ocorrendo as transições nos Estados”, frisou o titular da Semas.

Preservação

Conhecida como uma plataforma global, o GCF é uma força-tarefa subnacional e conta com 38 membros, que buscam conjuntamente ações para a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa, provenientes do desmatamento e da degradação florestal, a fim de proteger as florestas, reduzir as emissões e melhorar a vida das pessoas.

“A gente tem o objetivo de reduzir o desmatamento. Mas desenvolvimento sustentável e proteção da floresta sem desenvolvimento do ser humano, sem cuidar da saúde da água, do ar, da qualidade de vida das pessoas, isso não adianta, porque a agenda ambiental tem que ser ligada ao desenvolvimento do ser humano”, enfatizou a diretora do Projeto GCF, Colleen Scanlan Lyons.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/