Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Flores dos ipês na Djalma Batista começam a surgir antes do tempo

Flores dos ipês na Djalma Batista começam a surgir antes do tempo
Os seguidos dias de sol forte registrados na cidade, nas últimas semanas, podem ter desencadeado o início do processo de floração de algumas dos ipês da avenida Djalma Batista. O ciclo reprodutivo característico da espécie começa a acontecer no verão, tradicionalmente, entre os meses de setembro e outubro, no pico do período seco. As árvores perdem as folhas e florescem, num processo que caracteriza a adaptação das mesmas ao espaço onde estão inseridas. Esse é o quinto florescimento do conjunto formado pelas 315 árvores da espécie ipê branco plantadas pela Prefeitura de Manaus no corredor viário.
Foto:Divulgação/Prefeitura de Belém

“Nesse momento, de elevadas temperaturas, todas as energias da planta estão voltadas ao ciclo reprodutivo, depois surgem as vagens e os ipês retomam a emissão das folhas. A perda das folhas faz parte da biologia da planta e é uma estratégia de sobrevivência da árvore, que busca economizar o máximo de umidade que ela puder sempre no período do verão”, afirma o diretor de Área Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Lucas Ourique.


Os ipês recebem atenção da Semmas com ações de manutenção, reposição, podas de condução (em alguns casos) visando adequar as árvores à realidade da cidade. Por meio do programa “Arboriza Manaus”, instituído pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, em 2016, outros logradouros públicos da cidade também receberam o plantio de ipês, a exemplo das rotatórias da Cidade Nova, Ponta Negra, avenidas Ephigênio Sales, Max Teixeira, Rodrigo Otávio, André Araújo, avenida Brasil, praça do Petrópolis, entre outros.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

A primeira floração dos ipês da Djalma Batista aconteceu em 2015, mas não tão intensa. Em 2016, as árvores já apresentaram um estágio de desenvolvimento maior, com a floração plena da maior parte dos indivíduos. Depois de florescerem, os ipês começam o processo de renovação das folhagens, momento em que todas as flores e vagens caem ficando apenas os galhos das árvores que ganharão novas folhas. Neste momento, é possível fazer a coleta de sementes para a produção de mudas.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/