Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Feira do Turismo aproxima produtor rural do consumidor no Pará

Feira do Turismo aproxima produtor rural do consumidor no Pará
Foto: Divulgação/Agência Pará
Uma oportunidade de negócios e renda aos produtores agrícolas e a vantagem na compra direta pelo consumidor final. Este é o objetivo principal da Cesta Feira do Turismo, que teve nesta sexta-feira (2) a sua segunda edição, realizada no Parque da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Estiveram presentes produtores dos municípios de Marapanim, Santa Bárbara, Bragança, Igarapé-Açu, São Caetano de Odivelas, Salinas e Primavera.

A venda de produtos ofertados foi farta e variada. Ostras, mel, farinha de Bragança, queijos, licores, compotas, geleias, camarão, caranguejo, hortifrutigranjeiros, frutas como banana, mamão, dentre outros produtos que aguçavam o olhar e paladar dos consumidores que estiveram presentes na feira.

“Todos nós sabemos que há algum tempo atrás quem nos abastecia com produtos do campo, com a farinha, frutas, macaxeira, tucupi e por aí vai, sempre foi a chamada Zona Bragantina, que agora está sendo recuperada do ponto de vista da sua economia de mercado, dos produtos do campo. A Rota Turística Belém-Bragança permite isso. Então, essa produção que nós chamamos de produção associada ao turismo, é colocada a disposição de quem vive na capital. São pessoas que fazem essa produção no dia a dia da rota. Trata-se de uma oportunidade aos moradores aqui de Belém visitarem e comprarem produtos de qualidade, sem a figura do atravessador, tornando a relação custo-benefício vantajosa e atraente”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Frederico Monteiro, gerente executivo da Pará Rural, considera a feira fundamental do ponto de vista da sustentabilidade. “Nós temos projetos implantados em todo o estado na área da agricultura familiar. As feiras são oportunidades para abrirmos mercado aos produtores rurais. Eles conhecerem possíveis compradores de grande porte como donos de restaurantes e hotéis, como também expandir seus negócios através de consumidores, nestes ambientes”, afirma. Ele conta que outras feiras também já foram realizadas em Castanhal, Santarém, Marabá, entre outros. “É uma oportunidade ímpar para a sustentabilidade dos projetos que executamos e para o público a oportunidade de comprar a preços mais em conta produtos de boa qualidade, sem agrotóxicos, que é uma regra nossa”, garante.

“Estamos com todos os nossos produtos. Geleias, compotas, doces, licores, algumas embalagens pra presentes e peças para decoração que a gente faz. Aproveitando e fazendo a divulgação do nosso negócio nessa venda direta do produtor para o consumidor final. Essa é a ideia. É o fortalecimento dessa rede”, comenta a produtora Hortência Osaqui, da Fazena Bacuri.

A comercialização da produção associada ao turismo é realizada nesse eixo econômico da Rota Turística Belém-Bragança, composto por municípios dos polos Belém e Amazônia Atlântica. A ação é resultado de uma parceria entre a Setur, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Núcleo de Gerenciamento Pará Rural, Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (Casp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Veja mais notícias sobre Economia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/