Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Playlist Carnaboi: relembre toadas dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso

carnaboi-2023-1- Foto: Divulgação/Secom

Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) é palco do grandioso Festival Folclórico no Amazonas, onde a rivalidade e a magia dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso ganham vida.  E mesmo no Carnaval o amor pela cultura amazonense ganha nuances regionais. Os amantes das toadas dos bois de Parintins podem aproveitar o Carnaval unindo a folia com a energia contagiante das festividades bovinas. Isso porque mais uma edição do Carnaboi está chegando.

O 'Carnaboi 2024' vai ocorrer nos dias 9 e 10 de fevereiro no Studio 5 Centro de Convenções, Zona Sul da capital amazonense. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas acompanhem a folia que chega em sua 23ª edição e tem entrada gratuita.

Este ano, o Carnaboi faz parte do Projeto 'Carnaval Amazônico', realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que além de ações socioambientais e educativas, também terá transmissão ao vivo.

E para entrar no clima, que tal curtir uma lista de toadas que não podem faltar no repertório dos foliões que participam do Carnaboi como famoso "dois pra lá, dois pra cá"?

1. "Vermelho" - Boi Garantido

Uma toada que evoca a paixão e a intensidade do Boi Garantido, com sua marcante cor vermelha. Ideal para começar a festa com energia.

2. "A Chama Azul" - Boi Caprichoso

A resposta azul do Boi Caprichoso, trazendo uma atmosfera vibrante e festiva. Uma toada que promete animar qualquer bloco de Carnaval.

3. "ISA-A-BELA" - Boi Garantido

A canção 'ISA-A-BELA' foi criada para homenagear a cunhã-poranga Isabelle Nogueira e conquistou o coração da torcida vermelha e branca.

4. "Canto da Mata" - Caprichoso

Uma toada que homenageia a exuberância da floresta amazônica, trazendo elementos naturais para a celebração carnavalesca.

5. "Meu nome é Povão" - Boi Garantido

Uma toada animada que conquista corações. Na canção, o bumbá Garantido fala sobre a sua importância e potência no Festival de Parintins.

6. "Bicho-homem" - Boi Caprichoso

Uma canção que transporta os ouvintes para o universo mágico e misterioso do folclore amazônico, com a poesia característica do Boi Caprichoso.

7. "Sinhazinha do Meu Boi" - Boi Garantido

Uma toada que celebra a beleza e a graciosidade da Sinhazinha, personagem central nas apresentações do Boi Garantido, trazendo um toque de elegância para o Carnaval.

8. "Rostinho de Anjo" - Boi Caprichoso

Assim como o Garantido, o Caprichoso também exalta a figura da sinhazinha. Sem dúvidas é uma música obrigatória para quem curte a cultura dos bumbás de Parintins. 

9. "Os Camisa Encarnada (Vai Tremer)" - Boi Garantido

Com ritmo acelerado, essa toada é uma verdadeira festa em homenagem aos torcedores do bumbá vermelho e branco. 

10. "Ritmo Quente" - Boi Caprichoso

Nos anos 90, essa toada era sensação em qualquer festa. Quase 30 anos depois, as batidas da canção continuam emocionando os torcedores do Caprichoso.

Lembrando que essas são apenas algumas toadas que representam o vasto repertório dos Bois Garantido e  Caprichoso. Ao incorporar essas músicas na playlist de Carnaval, é possível ficar imerso na rica cultura folclórica amazônica e, ao mesmo tempo, garantir diversão e animação para os dias festivos.

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre FRAMEspecial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/