Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Folia com responsabilidade: ações educativas fazem parte do Carnaval Amazônico

IMG_3989

O Carnaval é uma época de festividades, de alegria e diversão. Historicamente, o Brasil é reconhecido mundialmente por este período, sendo extremamente atrelado à cultura do país. O samba, os desfiles, os enredos, as fantasias, as marchinhas e as festas, claro, estão "enraizadas" no DNA cultural brasileiro.

Entretanto, nem só de festividades se constitui o Carnaval. Nesta época do ano, com a ocorrência de diversas problemáticas, é importante reforçar orientações e conscientizar a população. 

Tendo em vista este fator, o projeto 'Carnaval Amazônico' - realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas - traz em sua agenda campanhas socioeducativas com os temas: 'conscientização contra direção perigosa', 'combate à exploração sexual de mulheres e crianças' e 'infecções sexualmente transmissíveis'.

Foto: Gabriely Santos/FRAM

Estes temas têm relevância social ainda mais acentuada no período do Carnaval, quando o índice de casos aumenta. Mariane Cavalcante, diretora institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM), explica: 

"As campanhas socioeducativas já são parte integrante de todos os projetos da Fundação Rede Amazônica. E a escolha dos temas está diretamente relacionada ao aumento da probabilidade de incidências dessas ações durante o período de Carnaval. A campanha de combate a exploração de mulheres está em linha com a principal causa da FRAM, que é o 'Bella Causa', onde ao longo do ano desenvolvemos ações com o foco em mulheres. Já a abordagem de combate a direção perigosa e a prevenção de ISTs são campanhas que ajudam a sensibilizar a população sobre os riscos e prevenção de doenças e acidentes tão comuns nessa festividade popular".

Ações socieducativas são desenvolvidas em todos os projetos elaborados pela FRAM. Foto: Divulgação/FRAM

Segundo Mariane, estas campanhas objetivam a mudança cultural, não apenas buscando a conscientização, mas colocando na sociedade o papel de agente de transformação, promovendo melhorias para o desenvolvimento mais responsável das festividades carnavalescas.

"A proteção as mulheres é uma bandeira da Fundação e ao longo do ano de 2024 iremos trabalhar algumas ações presenciais tanto interna, quanto externamente, através no Bella Causa. Mas, nosso maior trabalho vai ser realizado por meio de conteúdos educativos que girará em torno do empreendedorismo e da equidade feminina", destaca a gestora. 

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.

Veja mais notícias sobre FRAMEspecial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/