Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Da rádio para as ruas: Banda Difusora e o resgate do Carnaval tradicional

IZA_6919-2

Uma das mais icônicas bandas de Carnaval realizadas no Centro de Manaus, a Banda da Difusora, leva anualmente mais de 30 mil foliões às ruas da capital amazonense, conforme estimativa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Mais especificamente à Avenida Eduardo Ribeiro, próxima aos grandes monumentos culturais da cidade, como o Teatro Amazonas.

É nesse cenário secular que a banda, que está intimamente atrelada a programação da Rádio Difusora, iniciou como uma tímida ideia de seus funcionários Fesinha Anzoategui , Fraciomar Lima, do colaborador Carlos Alberto Medeiros e de Elieyde Menezes em 1995.

A Banda da Difusora leva milhares de foliões às ruas todos os anos. Foto: Divulgação

É Elieyde Menezes quem relembra como nasceu a ideia que tomou proporções dignas de arrastar multidões.  

"A ideia de criar a Banda surgiu como meio de resgate do tradicional Carnaval de rua no Centro Histórico da cidade de Manaus e a Batalha dos Confetes que ocorria na época. Desta forma, o endereço escolhido para a festa carnavalesca foi a Avenida Eduardo Ribeiro, principal Avenida do Centro da cidade, palco dos grandes desfiles de blocos de rua, escolas de samba e escolha da Rainha do Carnaval", 

conta.

Segundo Elieyde, com um público que alcança, a cada ano, números cada vez maiores, a banda possui uma outra função: "outro objetivo da Banda da Difusora é agregar o ouvinte a maior festa popular do País e uma maneira de agradecer pelo retorno que dão a emissora ao longo dos meses e anos".

Existe algum conceito por trás da programação da banda?

"A cada edição, a organização da festa busca um tema para celebrar, e na primeira edição (1996) não poderia ser diferente. O tema então escolhido foi 'Resgatando o Carnaval da Avenida'. Já na primeira Banda da Difusora, a Cerveja Antártica, hoje AMBEV, nos apoiou. Naquele ano houve a distribuição de saris e camisas para os ouvintes e foliões", comenta Elieyde sobre uma das edições mais marcantes.

A festa está diretamente ligada a programação da rádio, por isso costuma receber durante a execução da festa locutores e apresentadores dos programas mais conhecidos da emissora, além de optar em manter um formado "ao vivo" durante a Banda com vinhetas, músicas, etc. "O formato é mantido e sofreu poucas alterações, uma vez que assim como o ouvinte, a banda já conquistou público fiel e assíduo", garante. 

Foto: Divulgação

A Banda da Difusora conquistou o espaço no calendário oficial do Carnaval de Manaus há cerca de 15 anos. Faz parte da programação do cenário cultural da Cidade e ocorre sempre no sábado magro de Carnaval. Também já recebeu o Título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado doAmazonas.

"As atrações da Banda da Difusora sofrem mudanças a cada quatro anos, buscando atualizar e oportunizar bandas locais durante a execução da festa, uma vez que é a maior bandeira que a Rádio Difusora levanta ao longo dos 75 anos de existência, dar valor ao que é da terra", assegura Elieyde sobre a consolidação da banda carnavalesca.

Carnaval Amazônico

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Nor 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/