Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Bloco do JT marca Domingo Gordo de Carnaval em Manaus

WhatsApp-Image-2023-01-10-at-08.34.56-q0gg86fq8xpbqys8ivmz6sqnbnn6lgsfz53b3j9jnk
A Banda do Jorge Teixeira, também conhecida como 'Banda do JT', é um dos eventos carnavalescos que agitam Manaus no ápice do Carnaval. Há 17 anos, a festividade é celebrada no Domingo Gordo do Carnaval e arrasta um grande público para a Avenida Tambaqui, localizada no bairro Jorge Teixeira, que batiza a banda.

Segundo o organizador, Anderson Santos, a força da comunidade fez possível o nascimento da banda. "De lá pra cá, a banda evoluiu e passou a chamar a atenção dos foliões", comenta.
Foto: Reprodução/Facebook-Banda do JT

A Banda do JT foi fundada no dia 25 de janeiro de 2006. "A ideia era fazer uma banda de Carnaval que agregasse todas as etapas (referente ao Bairro Jorge Teixeira - 1, 2, 3 e 4)", relembra. 

Então, com a união de amigos nasceu o evento carnavalesco da comunidade, tendo em vista que os eventos eram longe do local na época.

"Entre os nomes que podemos destacar estão Francisco de Freitas, Ademir Queiroz Feitosa, Seu Boneco, Graciete e o Rildo. Essas pessoas se juntaram, juntamente comigo, e, dessa maneira, foi fundada a banda do JT, a banda do Jorge Teixeira", conta Anderson.

No início, a festa começava com um arrastão que terminava no final da Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira 3. "Lá já tinha uma estrutura para continuar as festividades com apresentações dos mais diversos artistas. Decidimos também criar dois bonecos, que representavam o espírito da Banda do JT, o Seu Jorjão e Dona Georgina".

De lá para cá, a banda passou a ser realizada em todo Domingo Gordo de Carnaval, e as pessoas já ficavam no aguardo do evento ser realizado. Atualmente, a Banda do JT é conhecida na cidade de Manaus como uma das bandas oficiais do Carnaval.

Edição marcante 

A edição que mais marcou o Bloco do JT foi a do ano passado. "Pela sua organização, grandeza e atrações que se apresentaram para o público, pois, nas primeiras edições foi difícil produzir o evento. A gente não contava com estrutura e chegamos a fazer a Banda do JT em cima de caminhões improvisados. Depois de um tempo, a programação ganhou destaque e passou a chamar a atenção do público", revela o organizador.

Carnaval Amazônico 

O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.

Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.

O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte. 

Veja mais notícias sobre Especial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/