Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Porto de Santana tem recorde na movimentação de cargas devido à exportação de grãos

No ano de 2023, o Porto Organizado de Santana, no Amapá, administrado pela Companhia de Docas do município, alcançou o maior recorde de movimentação de cargas dos últimos 9 anos, com um crescimento de 48,1% comparado ao ano de 2022. O número é devido à grande quantidade de grãos exportados.

No total, 3,623 milhões de toneladas de cargas foram transportadas, sendo 2,627 milhões de toneladas embarcadas e 996 mil toneladas desembarcadas.

Mais de 900 mil toneladas foram desembarcadas no porto de Santana em 2023. Foto: Divulgação/CDSA

Foi detectada também uma mudança no perfil das cargas movimentadas, que antes apresentavam maiores números com o transporte do cavaco de madeira (eucalipto).

De acordo com a Companhia de Docas, este aumento acontece devido às commodities agrícolas, que consistem em produtos provenientes de práticas agropecuárias com um baixo fator industrial. São eles os granéis sólidos que possuem uma alta procura no mercado, como:


  • soja
  • milho
  • farelo de soja


Apenas a movimentação destes produtos, causou um aumento de 49,7% em 2023 em relação ao ano 2022, sendo responsável por 82,2% da movimentação total. Foram mais de 2 milhões de toneladas em embarques e desembarques.

Estas cargas são impulsionadas pela evolução das exportações de grãos pelos portos do Arco Amazônico, que registram novos recordes históricos, que ultrapassam a de 2022 com 135,4%.

O recorde é significativo no estado do Amapá, já que em 2020 a economia teve uma queda na soma de exportações e importações nos portos do estado, principalmente o de Santana, que concentra 95,6% das movimentações, de acordo com anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). 

*Por Isadora Pereira, do g1 Amapá

Veja mais notícias sobre EconomiaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/