Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Corda oficial do Círio 2019 estará em exposição na Estação das Docas

Corda oficial do Círio 2019 estará em exposição na Estação das Docas
Pela primeira vez a Estação das Docas receberá a corda oficial que será utilizada na procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2019. Os paraenses e turistas que visitarem o complexo poderão ver de perto este que é um dos mais importantes símbolos da fé paraense. A corda chegará ao complexo por volta das 18h, após passar por vistoria da Diretoria da Festa de Nazaré e da Guarda de Nazaré. O percurso terá o apoio da Polícia Militar do Estado do Pará, que fará a segurança do símbolo.


Antes de ser enviada até a Estação das Docas, no sábado (28), a Diretoria da Festa de Nazaré e a Guarda de Nazaré realizam uma inspeção geral na Corda do Círio e Trasladação, a partir das 14h. A vistoria será realizada no colégio Santa Catarina de Sena, em Nazaré, e visa checar detalhes do ícone da festa de Nazaré, como argolas, nós e estações, para garantir a segurança dos promesseiros. Também será verificado se os 800 metros da corda estão em perfeitas condições para serem usados nas procissões. O teste de resistência já foi feito pela empresa que produziu a corda.

Foto:Divulgação/Guarda de Nazaré
Logo em seguida os 400 metros de Corda, que serão utilizados na procissão do Círio, no dia 13 de outubro, seguirão em direção ao Armazém 2 da Estação das Docas, escoltados pela PMPA. Enquanto isso, o Coral e Ministério de Música da Guarda de Nazaré estarão no complexo animando os fiéis que aguardam a chegada da corda.


O momento é um marco dentro das programações em homenagem ao Círio, que realiza pela primeira vez na Estação das Docas a exposição da Corda e também a exposição fotográfica da Guarda de Nazaré, aberta para visitação nesta quarta-feira, 26.


É uma grande honra para a Pará 2000 receber a Corda do Círio de Nazaré, que é um dos símbolos da grande fé do povo paraense, e assim poder proporcionar esta exposição que criará um momento especial para os devotos. Aproveito para agradecer todos os parceiros que tornaram esta exposição possível, que este seja o primeiro ano de muitos, que a Corda na Estação das Docas nos dias que antecedem a procissão torne-se uma nova tradição”, comenta o diretor presidente da Organização Social Pará 2000, José Dantas Junior.


“A Estação das Docas é um ponto crucial para a logística, pois no Círio estendemos a corda em frente ao complexo e como ela estará em exposição no complexo agilizará o nosso trabalho. Além do fato de mostrar ao público de perto este ícone, que muitos não conseguem nem chegar próximo ou até mesmo ver, considerando que são cerca de 7 mil romeiros na corda do Círio”, avalia o diretor de procissões do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Antônio Souza.


Histórico


A corda passou a fazer parte do Círio em 1855, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla desde próximo ao Ver-o-Peso até as Mercês, no momento da procissão, fazendo com que a berlinda ficasse atolada e os bois não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, foi incorporada às festividades e passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis.
A exposição da Corda do Círio 2019 é uma realização do Governo do Pará através da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas com apoio da Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré, da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e da Polícia Militar do Estado do Pará.

Foto:Divulgação

Serviço


Exposição da Corda do Círio 2019 – Armazém 2 – De 28/09 a 12/10


Exposição fotográfica “Guarda de Nazaré - 45 anos de amor e fé” – Armazéns 1 e 2 – De 26/09 a 20/10


*Programação gratuita


Horário de funcionamento da Estação das Docas:


Segunda e terça – 10h às 00h
Quarta – 10h às 01h
Quinta, sexta e sábado – 10h às 02h
Domingo – 9h às 00h


No período do Círio os horários serão alterados, conforme abaixo:


Dia 11/10 (sexta) – 10h às 02h
Dia 12/10 (sábado) – 8h às 16h (neste dia o estacionamento abre às 06h da manhã)
Dia 13/10 (domingo) – 16h às 00h


Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/