Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Coleção de invertebrados do Inpa pode ser vista pelo celular


Coleção de Invertebrados do Inpa ganha etiquedas em código QR. Foto: Divulgação/InpaMANAUS - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) é um dos primeiros do Brasil a utilizar etiquetas com código QR em cada alfinete contendo inseto ou frasco com invertebrados. O sistema vai ser utilizado na Coleção de Intertebrados do Inpa e é superior ao conhecido código de barras tradicional. A utilização do código facilitará o visitante acessar online com rapidez as informações biológicas contidas no acervo da Coleção, através de um aplicativo gratuito de leitura usando o celular.O código QR é um código na forma de uma caixa em preto e branco que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou número de telefone. Pode ser facilmente escaneado utilizando-se aparelhos celulares com aplicativos de leituras desses códigos, baixados gratuitamente da WEB.
Para o curador da Coleção de Invertebrados do Inpa, o pesquisador Marcio Luiz de Oliveira, com a utilização do código QR, a Coleção busca se alinhar às mais importantes coleções biológicas do mundo em suas tendências modernas de trazer melhorias e inovação. O curador ressalta que a inovação não descarta as etiquetas e rótulos tradicionais, que continuarão a acompanhar os exemplares nos alfinetes e nos frascos.
"Estamos tentando acompanhar uma tendência mundial, que é deixar as Coleções Científicas em melhores condições de uso para estudantes, pesquisadores e o público em geral”, diz o curador. “Temos muitas informações contidas nos exemplares aqui depositados e que demandariam muito tempo e trabalho para resgatar essas informações”, acrescenta Oliveira, ressaltando que de posse da ferramenta se consegue, em um tempo razoavelmente curto, utilizar todas essas informações.
Inseto do acervo utilizando código QR. Foto: Divulgação/Inpa
Coleção de Invertebrados
 A Coleção de Invertebrados é uma das que compõem o Programa de Coleções Científicas Biológicas (PCCB) do Inpa constituindo uma importante fonte de informações sobre a biodiversidade da Amazônia.  O acervo total é estimado em mais de 350 mil insetos alfinetados e cerca de cinco milhões de espécimes preservados em álcool e lâminas.
A etiqueta com código QR adotada pela Coleção de Invertebrados do Inpa reunirá todas as informações habituais contidas nas etiquetas dos insetos ou rótulos dos fracos contendo invertebrados, como o nome da espécie, local de coleta, nome do coletor e data da coleta, além de permitir ao usuário acessar on line o banco de dados da Coleção, já disponível no Global Biodiversity Information Facility (Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade – GBIF). O GBIF é uma organização internacional intergovernamental, criada em 2001, para facilitar a partilha e acesso, de forma livre e gratuita, de dados de biodiversidade.  

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/