Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Caracaraí decreta situação de emergência, em Roraima

Caracaraí decreta situação de emergência, em Roraima
A cheia do Rio Branco afeta cerca de 100 famílias em Caracaraí, cidade no Sul de Roraima, que decretou situação de emergência no domingo (9). Este é o segundo município do Estado a decretar emergência devido a enchentes. O decreto foi assinado pelo vice-prefeito Gilson Sabóia (PRP) na noite de domingo e tem validade de 180 dias.

Na manhã desta segunda (10), o nível do rio chegou a 9,59 metros, menos de dois metros da média histórica de 2011, quando o rio chegou a 11,14 metros, de acordo com o G1 Roraima. "Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, as vicinais isoladas, os danos sociais e econômicos causados às famílias rurais e urbanas, percebemos que não daremos conta de dar suporte a toda a comunidade. Por isso decretamos [emergência]", informou a assessoria do município.
Bairro Santa Luzia, em Caracaraí. Foto: Josué Ferreira/Prefeitura de Caracaraí
De acordo com a prefeitura da cidade, pelo menos dez uas da sede do município foram tomadas pelas águas e a principal avenida da cidade deve ser parcialmente interditada devido à cheia do rio. A cidade de Caracaraí fica a 139 KM da capital Boa Vista. Ao todo, 27 famílias estão desalojadas e três vivendo em um abrigo improvisado pelo município.

Ainda conforme a prefeitura, a comunidade de ribeirinhos Prainha, que fica na sede da cidade, é o local mais afetado pela cheia. Cerca de 80% das moradias foram tomadas pela água e há famílias vivendo em barcos por se recusarem a sair da região. A energia elétrica da localidade deve ser interrompida pela Eletrobras.

Também são afetadas pelas cheias e têm estradas isoladas as regiões Cujubim, Serra Dourada, Vicinal do Arco Íris, Água Boa e Bem Querer. A partir da data do decreto, a cidade tem 10 dias para enviar documentos comprobatórios aos governos estadual e federal.

Doações

Para auxiliar as famílias afetadas pela cheia, a prefeitura anunciou que organiza uma campanha de doações de alimentos e água potável. Os interessados podem deixar doações na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) na rua José Cândido de Sá, nº 1463, bairro Nossa Senhora do Livramento, em Caracaraí. Em Boa Vista, o local de entrega é na rua Andorinhas, nº 248, Mecejana.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/