Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Acre registra dois casos de sarampo após 20 anos sem a doença no estado

Acre registra dois casos de sarampo após 20 anos sem a doença no estado
Após quase duas décadas sem registro de sarampo, o Acre confirma os dois primeiros casos da doença. Uma bebê de nove meses está internada no Hospital da Criança, em Rio Branco, devido a complicações respiratórias em decorrência da doença.

A segunda pessoa infectada é uma adolescente de 13 anos, do município de Capixaba. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, ela já está fora de risco de complicações.

Os dois casos foram confirmados na sexta-feira (10), após exames clínicos feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre. O material ainda será submetido a nova análise, pela Fiocruz. Outros 14 casos suspeitos da doença ainda estão sob investigação.
Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Há 18 anos, o Acre não registrava casos de sarampo. O secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, alerta que a vacinação é a principal medida para impedir que a doença não se torne um surto no estado.

“O estado está abaixo da cobertura ideal, em torno de 76%, quando o preconizado é 95%. Buscamos ao longo desse período expedir orientações, intensificar treinamentos, mas depende essencialmente da sociedade. Identificamos esses casos. É uma situação preocupante, de saúde pública. Sigam as orientações. Procurem uma unidade básica (UBS) mais próxima. Levem as crianças. Verifiquem as cadernetas. Nas cadernetas vocês não vão encontrar vacina contra sarampo: é a tríplice viral. Poliomelite também é outra preocupação. No próximo sábado, dia 18, é o Dia D, mas não deixe para depois a imunização do seu filho”, disse.

Crianças de 1 a 5 anos de idade são o público alvo da vacinação

No Acre, a campanha teve início em 30 de julho. Mais de 180 postos fixos e móveis de vacinação já estão disponíveis à população. As ações serão intensificadas para o Dia D, no próximo sábado (18).

A Secretaria de Saúde ainda lembra que a doença é altamente contagiosa e, nos primeiros sintomas, a pessoa dele ser levada à unidade de saúde. Tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas estão entre os principais sintomas.

O Brasil já registra mais de mil casos confirmados de sarampo. A maioria deles, no  Amazonas e Roraima.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/