Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Artista realiza show de música instrumental em municípios de Mato Grosso

Artista realiza show de música instrumental em municípios de Mato Grosso
Contemplado no edital do Circula MT, o músico Alex Teixeira inicia no dia 06 de novembro a circulação do projeto Ganzá-mocho nos tambores. Dento da iniciativa de fomento e circulação artística e cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), o músico irá percorrer mais de 2 mil quilômetros e passará por Nova Mutum (dia 06), Rondonópolis (dias 07 e 08), Barra do Garças (dia 09) e Nova Xavantina (dias 10 e 11) com show de música instrumental e oficinas de bateria e percussão, baixo acústico, piano, saxofone, harmonia e improvisação.

Os shows e as oficinas têm entrada gratuita para a comunidade em geral. O Circula MT visa descentralizar e democratizar o acesso à cultura em Mato Grosso, e ainda promover intercâmbio de conhecimentos e experiências com alunos de música, ampliar o acesso à cultura e ao lazer do cidadão mato-grossense.
Foto: Divulgação

De acordo com Alex Teixeira, o projeto irá trabalhar em três linhas, a circulação do disco gravado em 2015, oficinas gratuitas e a gravação de um novo disco. “Para mim, enquanto artista, músico, o projeto Circula MT é importante para o fomento das artes menores, como a música instrumental, tendo em vista que o apoio no país é muito baixo. Tocar música instrumental brasileira, como a de Hermeto Pascoal, nesses municípios é muito importante, é a oportunidade de democratizar a cultura”.

Teixeira conta com um grande time de músicos para as oficinas e shows, sendo eles Igor Mariano (piano), Sidnei Duarte (guitarra), Samuel Ribeiro (baixo acústico), e Neto Morais (sax e flauta transversal). O projeto tem apoio da Unemat de Nova Xavantina, Secretaria de Cultura de Barra do Garças, Sesc Rondonópolis e Orquestra Jovem de Nova Mutum.

Ganzá-mocho nos tambores

O disco de música instrumental é o resultado de vários anos de pesquisas e estudos de bateria. O eixo condutor foi a genial música de Hermeto Pascoal agregada aos elementos da música regional de Mato Grosso, combinada à improvisação jazzística como linguagem universal da música instrumental. Procurou-se estabelecer um diálogo aberto com as possibilidades da criação de Hermeto Pascoal com a música mato-grossense e com os processos de improvisação musical.

Teixeira escolheu músicas do Calendário do Som, de Hermeto Pascoal, para homenagear os artistas mato-grossenses: Tote Garcia (in memoriam), 18 de Maio (Hermeto Pascoal) | José Agnello Ribeiro (in memoriam), 13 de Janeiro (Hermeto Pascoal) | Zulmira Canavarros (in memoriam), 15 de Novembro (Hermeto Pascoal) | Mestre Albertino (in memoriam), 7 de Agosto (Hermeto Pascoal) | Dunga Rodrigues (in memoriam), 15 de Julho (Hermeto Pascoal) | Benjamim Ribeiro (in memoriam), 21 de Fevereiro (Hermeto Pascoal) | Liu Arruda (in memoriam), 30 de Maio (Hermeto Pascoal).

Mestre Bolinha também é homenageado neste disco, com a música 25 de Dezembro (Hermeto Pascoal). O baterista homenageia ainda, o povo mato-grossense com a música 9 de Maio (Hermeto Pascoal).

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/