Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 25 Mai 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

Capacitação será tema na segunda Feira do Polo Digital de Manaus

Capacitação será tema na segunda Feira do Polo Digital de Manaus
Para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia é preciso que a população se mantenha capacitada e, no mercado de trabalho, cada vez mais, a inovação exigirá um perfil profissional altamente qualificado. E, em relação a isso, a Fundação de Apoio Institucional Muraki, coordenadora do Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos (PPFRH), iniciativa do Governo Federal em que as empresas utilizam os recursos oriundos da Lei de Informática para qualificar seu contingente de funcionários, irá participar da Segunda Edição da Feira do Polo Digital, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese Manaus).



A Muraki estará com estande na Feira e irá receber os visitantes para apresentar o PPFRH, o portfólio com mais de 130 cursos disponibilizados, as instituições de ensino parceiras que implantam e acompanham o conteúdo programático, enquanto a Muraki faz a gestão e prestação de contas aos órgãos responsáveis e, sobretudo, o resultado alcançado pelo Programa. Uma das ações do PPFRH é aproximar e promover o relacionamento da Fundação, do ecossistema e de todos os atores do segmento da tecnologia e inovação.

 
Foto: Divulgação
Resultados do PPFRH

Somente na capital do Amazonas, em pouco mais de 2 anos, mais de 50 empresas investidoras foram visitadas e conheceram o Programa, dessas, 17 aportaram no PPFRH e tiveram 1953 pessoas, entre funcionários e população em geral, qualificados até o momento.


Para a implantação desses cursos, a Fundação Muraki conta com renomadas instituições de ensino que atuam como executoras, como a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Cesar, Fundação Matias Machline (FMM), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), entre outras, que - juntas - já elaboraram 135 cursos. Técnico em Eletrônica, Lean Manufacturing, Programa Social de Educação Tecnológica, Especialização em Engenharia e Gestão Industrial, Mestrado Profissional em Engenharia de Processos, Mestrado Profissional em Design de Artefatos Digitais são apenas algumas qualificações importantes no atual cenário tecnológico e que são customizados de acordo com as necessidades de cada empresa.

Além de os cursos serem ofertados para os profissionais das empresas participantes, o excedente de vagas é disponibilizado para a população em geral, por meio de editais.

PPFRH e a Amazônia Ocidental

Entretanto, além de Manaus, a Muraki está realizando um mapeamento das necessidades na formação de recursos humanos para a Amazônia Ocidental, estendendo a parceria público-privada, objetivando a geração de produtos compotencial de mercado, além de sensibilizar e captar recursos privados, apoiado pelos parceiros institucionais para o financiamento.

Para Fernando Moreira, coordenador do PPFRH, é fundamental investir em recursos humanos. “Com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, o conhecimento tende a se tornar obsoleto em pouco tempo, o que  pressupõe capacitação contínua para aumentar a empregabilidade”, comenta.

Feira do Polo Digital

A Feira é um evento gratuito, que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro, das 14h às 19h, no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Av. Rodrigo Otávio, 3555 - Distrito Industrial I, Manaus.

Na quinta-feira (17), às 19h, no auditório e-Gov, Fernando irá abordar sobre o PPFRH. Para participar basta se inscrever na plataforma do Sympla (https://www.sympla.com.br/2-feira-do-polo-digital-de-manaus__622148).

Saiba mais sobre o PPFRH

O Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos surgiu para combater a falta de capacitação profissional e auxiliar pessoas no processo de qualificação para o mercado de trabalho, focando em atender a demanda das empresas, principalmente as alocadas no Polo Industrial de Manaus (PIM), e que são incentivadas pela Lei da Informática.

Dessa maneira, sendo a coordenadora desse Programa, a Muraki monta portfólio de cursos que vão desde técnicos aos de doutoramento, de acordo com a disponibilidade das instituições de ensino e as necessidades de cada empresa, e acompanha a suaimplantação e desenvolvimento. O maior benefício do PPFRH é a garantia de que o empresário não correrá o risco de glosa, junto à Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

A iniciativa beneficia empresas e trabalhadores na melhoria do valor do quadro funcional e no alinhamento profissional dos colaboradores para que as empresas aumentem a competitividade no mercado global, aproveitando as oportunidades oriundas da Indústria 4.0.

Sobra a Muraki

A Fundação de Apoio Institucional Muraki foi criada em 13 de julho de 1999 como uma instituição do terceiro setor, de natureza privada sem fins lucrativos.


A Fundação Muraki possui como missão: "Captar, executar e gerenciar projetos e atividades destinadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, educacional, artístico e cultural, bem como à preservação do meio ambiente, tendo sempre em foco a satisfação do cliente, os parâmetros legais e os interesses da sociedade.

Ao longo dos 20 anos de sua existência, a Fundação Muraki realizou a gestão administrativa e financeira de mais de 500 projetos, nas áreas de: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica; Educação e Capacitação Técnica; Promoção à Saúde; Preservação do Meio Ambiente e de apoio à Comunidade Indígena.


Seu compromisso, enquanto coordenadora do PPRH, é contribuir com a formação de recursos humanos que se apresentem ao mercado de trabalho de forma altamente qualificada, além de viabilizar às indústrias do PIM uma alternativa segura para osnvestimentos em P&D, beneficiando, também, aquelas que trabalham com PPB.

Veja mais notícias sobre Terceiro Setor.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 25 Mai 2020
No Internet Connection