Os 200 cilindros de oxigênio adquiridos e enviados para os municípios da região oeste paraense já foram recebidos pelas equipes das secretarias municipais de saúde. Nesta quarta-feira, (27), o equipamento utilizado no tratamento de pacientes vítimas do novo coronavírus já está dentro das unidades de saúde, pronto para ser utilizado.
No município de Monte Alegre, o carregamento foi recebido pela equipe técnica do hospital municipal da cidade. ”A carga que recebemos vai se juntar com o nosso estoque e vai garantir que os pacientes não fiquem sem esse suporte vital”, afirmou a Secretária de Saúde do município, Saryna de Souza Abud.
Ao todo, dez cidades receberam os equipamentos: Alenquer, Curuá, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Belterra. A chegada dos equipamentos restantes e o repasse, logo em seguida, aos municípios, deve ocorrer até esta sexta-feira, dia 29 de janeiro.
A logística de entrega dos cilindros foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). De acordo com a Diretora do 9º Centro Regional de Saúde (CRS), responsável pelo gerenciamento dos municípios da região, Aline Cunha, o planejamento levou em consideração as principais rotas de acesso às cidades, entre elas, as hidroviárias.
“Nós recebemos ontem, todos os cilindros e os equipamentos foram entregues com o auxílio de lanchas e por via terrestre, com escolta da Polícia Militar. Estamos orientando os gestores municipais para que eles consigam agir também de forma preventiva para evitar novos casos”, explica Aline Cunha.
O Secretário municipal de Saúde de Prainha, Abraão Nascimento, explicou que os cilindros foram recebidos no terminal hidroviário da cidade e levados para a unidade de saúde. “A nossa cidade recebeu os cilindros e graças a Deus já estão em utilização. A chegada nos ajudou muito no atendimento. Nós estamos nos sentido agraciados com esse envio”.
Na região do Baixo Amazonas, na região oeste, a Companhia entregou em 2019 o terminal hidroviário de Terra Santa e em 2020 foram entregues os terminais das cidades de Faro, Curuá e Prainha.