Exposição ‘Canoas de Promesseiros’ tem início nesta quinta-feira, em Belém

Mostra de barcos feitos de miriti é uma homenagem ao Círio Fluvial

A exposição “Canoas de Promesseiros”, que enche de cor os espelho d’água da fachada do Tribunal de Contas do Estado do Pará, no bairro de Nazaré, em Belém, pode ser vista a partir desta quinta-feira (30) e segue até o dia 24 de outubro. Este ano o tema da mostra é “A arte do miriti: um sopro de cultura”.

Barquinhos feitos de miriti ficam em exposição na fachada do TCE até o dia 24 de outubro — Foto: Divulgação

A exposição de barcos de miriti de diferentes formatos e cores foi idealizada há 11 anos pelo conselheiro Nelson Chaves. A proposta da exposição é mostrar ao público a importância dos artesãos e do miriti para a cultura local e fazer uma homenagem ao Círio Fluvial.

Completando o cenário, também haverá exibição de imagens na lateral do prédio e venda de artigos de miriti comercializadas por artesãos.

À noite, a exposição ganha luzes e apresenta um cenário lúdico com a temática nazarena — Foto: Divulgação

  “A fé e o belo na cidade de Belém” 

Em paralelo à exposição dos barcos de miriti, fotografias de Soraya Montanheiro estarão expostas no Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo, dentro do prédio do Tribunal, as quais mostram momentos da maior festividade religiosa do Brasil, produzidas a partir de 2014. É a exposição “A fé e o belo na cidade de Belém”.

As fotos apresentam o olhar do participante do Círio em diversas ocasiões, desde a contemplação da paisagem da Baía do Guajará, da Catedral Metropolitana, aos anjinhos da procissão e à manifestação das mulheres devotas à Virgem de Nazaré.

Soraya Montanheiro começou sua carreira fotográfica há 18 anos e, em 2010, estudou no International Center of Photography (ICP), em Nova York, onde se especializou em impressão fine art e montagem de fotolivros. Participou de exposições no Harbourfront Centre, em Toronto, Canadá, com o ensaio “Minhas Amigas com a Cabeça no Brasil”; “Street Food” em Ribeirão Preto (SP) e na convocatória “Ritos e Rituais” do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG), de 2016.

Serviço: exposição “Canoas de Promesseiros”

A partir de: quinta-feira, 30 de setembro

Local: Edifício-sede do TCE-PA (Travessa Quintino Bocaiúva,1585, esquina com Av. Nazaré)

Informações: (91) 3210-0593 e 3210-0592

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Máquina de nuvens’: emissões da floresta amazônica e descargas elétricas produzem partículas de chuva

Estudo publicado na Nature demonstra mecanismo que faz isopreno – gás liberado pela vegetação – gerar grandes quantidades de aerossóis, responsáveis por formar núcleos de condensação. Processo pode ter influência no clima global.

Leia também

Publicidade