Estado mantém na capital quatro pontos de atendimento a casos leves de Covid-19

As policlínicas no Hangar e Mangueirão, a UBS da Pedreira e a URE do Reduto continuam a tratar os sintomas iniciais e enfatizar a prevenção

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém quatro postos de atendimento da Policlínica Itinerante em Belém, indicados para quem apresenta sintomas leves e moderados da Covid-19 ou de outras síndromes respiratórias gripais.

Retomado a partir de setembro do ano passado, o atendimento prossegue na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pedreira, Unidade de Referência Especializada (URE) Reduto e nas unidades móveis no estacionamento do Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, e no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Nesses locais, as equipes atuam pela manhã e à tarde, sem que o paciente precise de encaminhamento.

Foto: Divulgação

 O atendimento a casos leves e moderados ainda no estágio inicial da doença tem evitado o agravamento e a necessidade de internação hospitalar, contribuindo para o controle da Covid-19 no Estado, explica o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho. “Ainda assim é importante que a população faça a sua parte ao manter as recomendações de distanciamento social, a higiene constante das mãos com álcool em gel e o uso da máscara”, enfatiza o secretário.

Medidas preventivas

O titular da Sespa acrescenta que, além de ter um serviço de saúde disponível, é fundamental que a população mantenha as medidas preventivas contra a Covid-19 durante o período mais chuvoso, época em que também aumentam os casos de doenças respiratórias causadas por outros vírus, como os da gripe sazonal. “Com as chuvas, as pessoas tendem a aglomerar em pontos de ônibus, marquises e ambientes fechados, o que não é recomendado”, reiteira Rômulo Rodovalho.

As policlínicas oferecem atendimento por demanda espontânea, já que o paciente não precisa ser encaminhado por outro médico. Basta apenas ir ao local portando um documento de identificação oficial. Lá, ele é encaminhado à triagem, onde é verificada a oxigenação do sangue e a pressão arterial. Caso haja necessidade, o paciente é encaminhado ao médico de plantão, que solicita os exames complementares e já fornece a receita com os medicamentos indicados para o tratamento dos sintomas. Todos os testes de RT-PCR são encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A equipe responsável liga para o paciente para buscar o resultado.

Segurança

A Sespa assegura que quem procurar atendimento nas Unidades de Saúde da Pedreira e do Reduto não terá contato com os pacientes que realizam outro tipo de atendimento. Na URE Reduto, a entrada é isolada, realizada pela Avenida Manoel Barata, entre a Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e a Travessa Quintino Bocaiúva. Na UBS Pedreira, o serviço funciona no anexo ao prédio, localizado à esquerda da entrada principal, situada na Avenida Pedro Miranda.

Foto: Divulgação

Os atendimentos nessas duas Unidades são realizados de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, com limite de 120 atendimentos por dia em cada unidade. Aos domingos, o atendimento inicia no mesmo horário, 8 h, mas termina às 13 h.

A unidade da Policlínica Itinerante no Estádio Mangueirão atende de segunda a sábado, das 8 às 17 h, com limite de 250 atendimentos diários. Já a Policlínica Itinerante instalada no estacionamento do Hangar, com limite de 300 atendimentos diários, prossegue atendendo de segunda a sábado, das 8 às 17 h, com entrada pelo estacionamento, com entrada pela Rua Brigadeiro Protázio.

Caso o paciente chegue a um desses locais e o limite de consultas já tenha sido atingido, deve proceder da seguinte forma: ir a outro ponto de atendimento da Policlínica, procurar a mesma unidade no dia seguinte ou buscar atendimento em unidades de saúde do município, como as Unidades Básicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros, que são a porta de entrada para a assistência à doença e os locais que devem ser procurados quando os sintomas forem mais graves, como falta de ar.

A Sespa também esclarece que a Policlínica Metropolitana, na Avenida Almirante Barroso, retomou seu perfil de atendimento ambulatorial em mais de 40 especialidades desde o dia último dia 2 de julho, e não mais recebe pacientes suspeitos de Covid-19, como ocorreu em maio e junho de 2020. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Mais da metade da extração ilegal de madeira no Amazonas se concentra em 4 municípios na região da BR-319

Canutama, Humaitá, Lábrea e Manicoré, são os municípios situados na área e concentraram 57% de toda a madeira extraída ilegalmente no Estado.

Leia também

Publicidade