Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Uepa terá programação pelo Dia da Consciência Negra

Uepa terá programação pelo Dia da Consciência Negra
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebrará o Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20), com uma programação especial organizada pelo Centro Acadêmico de Letras (Calem). O  I Sarau Afro trará um amplo roteiro de atividades destinadas a levantar debates acerca do percurso histórico do povo afro-brasileiro até a consciência negra, com o propósito de desmitificar algumas questões e, consequentemente, conscientizar a comunidade sobre a importância do assunto. O evento será no espaço de convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e é aberto ao público.
Foto: Reprodução/Shutterstock

Devido à persistência do preconceito e da intolerância de alguns grupos com a história e origem da própria sociedade brasileira, o Calem viu a necessidade de celebrar a data junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Outra intenção dos organizadores é mostrar como esse assunto pode ser utilizado no ambiente escolar através de práticas educativas, visto que isso é extremamente importante para a formação dos futuros professores e para a construção social e cultural do aluno.

A mesa 'Construção Histórica e Social da Consciência Negra' contará com a presença da estudante do quarto semestre de história da Uepa, Camila Borges, que falará sobre identidade, memória e resistência. O administrador e especialista em Saberes africanos e afro-brasileiros na Amazônia, Ângelo Imbiriba, iniciado para o Nkisi (divindade) Kafunje como Tata Kivonda Kafunlumizo, no candomblé de Angola.

O grupo 'Xamã contadores de histórias' também marcará presença na programação. Eles buscam trazer a figura do xamã, que teria a responsabilidade de transmitir conhecimento e manter as tradições e cultura dos povos. As crianças da Escola Estadual Vera Simplício foram convidadas a participar desta atividade. Além disso, interessados poderão integrar as oficinas de bonecas Abayomi, de turbantes e de zouk. Os participantes receberão certificado de até cinco horas para cada uma das oficinas e para a mesa.

Programação:

I Sarau Afro

09h

Vídeo: Um Longo Caminho Para Liberdade.
Contação de História, pelo grupo "Xamã Contadores de Histórias"
Oficina de Boneca Abayomi
Oficina de turbante

12h

Intervalo

15h

Conto "O Filho do Vento", por Henrique Lobato.
Dança circular com músicas tradicionais da cultura afro.

15h30

Mesa Redonda: Construção Histórica e Social da Consciência Negra.

17h30

Oficina de turbante
Oficina de zouk

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/