Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

UEA vence pelo segundo ano como melhor equipe da Região Norte no Baja SAE Brasil

UEA vence pelo segundo ano como melhor equipe da Região Norte no Baja SAE Brasil
A equipe Baja da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus, formada por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da Escola Superior de Tecnologia (EST) tem muito o que comemorar. O grupo conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de melhor equipe da Região Norte no desafio 'Baja SAE Brasil 2017'. 
Foto: Divulgação/Baja UEA
Ao todo, 17 alunos desenvolveram um veículo off-road para participar do Baja Sae Brasil. As provas da edição 2017 foram realizadas de 9 a 12 de março em São José dos Campos, região do Vale do Paraíba, Interior de São Paulo.

Aluna de Engenharia de Produção, Lorena Valente afirma que esse reconhecimento ajuda a ter mais visibilidade. “Foi uma superação, pois nas atuais condições econômicas conseguimos manter o título. Foi conquistado com esforço, dedicação e o espírito de equipe. E, claro, mantermos os olhos no potencial da UEA e de nosso curso de Engenharia Mecânica que tem o mérito de ser o primeiro do Estado do Amazonas”, destacou.

Para a competição de 2017, a equipe realizou adaptações no carro. "Reduzimos a massa do chassi de 70kg pra 45kg e o tamanho do carro consideravelmente por consequência. Com o tamanho reduzido do veículo, todos os sistemas tiveram que ser adaptados para a proporção do mesmo”, explicou Lorena. A equipe retorna para Manaus na quarta-feira (15).

Baja UEA

O carro possui uma estrutura tubular em aço, quatro rodas, motor de 10HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90 m de altura e 113,4 quilos de peso. Os sistemas de suspensão, freios e chassi foram feitos pelos estudantes, além do sistema de telemetria, que faz o monitoramento do que está acontecendo com o carro enquanto está na pista.

O projeto Baja UEA surgiu em 2011, porém em 2013, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), foi possível construir a oficina localizada na Escola Superior de Tecnologia (EST), em frente ao Centro de Convivência (CDC).

Com a estrutura pronta, a Baja UEA iniciou de fato os projetos e no início de 2015 conseguiu embarcar para Piracicaba para a primeira competição da história da Equipe. A equipe é formada por 19 alunos das áreas de engenharia mecânica, computação, elétrica, controle e automação e produção, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Barreda, e vários professores auxiliares.

SAE Brasil 2017

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho.

Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos. 

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/