Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

TV japonesa grava programa com enfoque no Teatro Amazonas

TV japonesa grava programa com enfoque no Teatro Amazonas
Há cinco meses em contato com a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, a equipe da TV japonesa TBS-BS esteve no Teatro Amazonas na manhã de terça-feira (28), para realizar o terceiro e último dia de gravação do programa 'Sekai no Mado', que significa 'Janela do Mundo'. A produção mostra a cultura de diversos lugares do mundo, a partir da visão que se tem de janelas de prédios de grande valor histórico e cultural.
Foto: Divulgação/SEC-AM
Um trabalho minucioso, de muita concentração e silêncio, sob a produção de Naoko Takahashi e direção de Yumiko Yanagisawa, com o cinegrafista Shigeyoshi Enomoto e o engenheiro de vídeo Atsushi Furuichi,  a gravação percorreu vários espaços do Teatro Amazonas, registrando imagens de vários ângulos do Centro de Manaus, a partir das diversas janelas do Teatro, tanto laterais quanto frontais, finalizando com o Salão Nobre.

O objetivo do programa, que é exibido no Japão às sextas-feiras, das 22h54 às 23h, é valorizar as janelas construídas em todo o mundo e a história por detrás delas, pois essas aberturas, além de destinadas à passagem de vento, são também portadoras de sonhos e esperança. Na concepção do programa, os diversos tipos de janela e os materiais utilizados para sua construção traduzem a etnia, a identidade, a cultura e a história do local. “Há aquelas que serviam para observação da guerra, em esconderijos, e de invasores”, destacou Takahashi.

Outro enfoque do programa, além de destacar as paisagens e janelas do mundo inteiro, é captar o sentimento das pessoas que convivem com elas. E nesse contexto, o funcionário mais antigo do Teatro do Amazonas, Raimundo Nonato Pereira do Nascimento (82), o ‘Seo Nonato’, foi escolhido para contar sobre sua experiência, ressaltando o trabalho que desenvolveu como pedreiro no Teatro, desde o assentamento dos mármores do hall até a fundição dos ferros dos palcos fixo e móvel. Seu apreço ao local, que já lhe rendeu muito orgulho e, também, reconhecimento foram destacados, ao mesmo tempo em que ele contava sobre aspectos arquitetura do espaço cultural.

Para Yanagisawa, a experiência de gravar no Teatro Amazonas foi gratificante ao perceber que o ambiente, que já conhecia de outras viagens a Manaus, está bem conservado. “Fiquei realmente impressionada com a conservação do prédio, que é bonito, peculiar e não possui grades no entorno. Um local preservado e respeitado como patrimônio pelas pessoas do lugar”, ressaltou.

A data para exibição ainda será divulgada. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto pode acessar os links YKKAP ou TBS.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/