Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 31 Mai 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

Três municípios do Acre fecham janeiro com mais de 2,1 mil casos de malária

Três municípios do Acre fecham janeiro com mais de 2,1 mil casos de malária
Mais de 2,1 mil casos foram registrados. Foto: Reprodução/Shutterstock
A região do Juruá, no Acre, que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, fechou o mês de janeiro com mais de 2.100 casos de malária. Este número representa mais que o dobro dos 3.700 casos registrados em todo o ano passado.

Historicamente, a região é endêmica, ou seja, as notificações da doença são comuns durante todo o ano. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Eliane Alves, as chuvas rigorosas, no ano passado, contribuíram com o alastramento das infecções. "Nós tivemos um verão muito intenso na região, no ano de 2016, e isso dá condições para que o mosquito se prolifere", informou.

A gerente também destaca o atraso na entrega de medicamentos e inseticidas, o que atingiu diretamente o tratamento e o combate ao mosquito. O fornecimento foi interrompido em outubro do ano passado e teve reinício em janeiro deste ano.

A malária tem cura, mas pode evoluir para suas formas mais graves em poucos dias, chegando à morte se não for tratada a tempo. É aí que mora mais um problema. Eliane Alves revela que muitos pacientes acabam desistindo do tratamento. "Não se trata qualquer doença com a interrupção do tratamento. Então a gente orienta que iniciando o tratamento, se tenha um repouso, uma alimentação adequada e tomar o medicamento no horário certo", disse.

O Ministério da Saúde ainda não esclareceu à nossa reportagem sobre o atraso na entrega dos medicamentos contra a malária, mas a própria chefe da vigilância epidemiológica garantiu que o fornecimento deve ser regularizado até o final deste mês.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 31 Mai 2020
No Internet Connection