Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Programa Primeira Infância Ribeirinha chega a 2,6 mil crianças no Amazonas

Programa Primeira Infância Ribeirinha chega a 2,6 mil crianças no Amazonas
Agentes comunitários de saúde do município de Itapiranga (227 km de Manaus), no Amazonas, receberam na última semana capacitação para atuar no programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Durante o treinamento, 25 agentes de saúde foram formados, dentre os quais 11 são residentes da área rural, enquanto 14 da área urbana. Foi a segunda vez que Itapiranga recebeu o treinamento, na primeira vez que o PIR atua na área urbana de um município do Estado.

A capacitação teve como objetivo a formação de agentes de saúde, grupo gestor e lideranças comunitárias para atuarem no Programa Primeira Infância Ribeirinha. O treinamento foi ministrado por profissionais da área de nutrição, enfermagem e assistência social e contou com atividades que aliam a teoria e a prática, com enfoque ao modelo de visitação e a situação da infância no município. A ideia foi criar um espaço de compartilhamento de experiências, esclarecimento de dúvidas e aprimoramento técnico.
Foto: Rhamilly Amud/FAS
De acordo com a coordenadora do programa, Rhamilly Amud, a capacitação em Itapiranga representa um crescimento de mais de 77% de crianças atendidas pelo Programa Primeira Infância Ribeirinha, que passará a atender mais 1139 crianças, totalizando 2609.

"A ideia é levar a formação de agentes de saúde para outras áreas de atuação da FAS, ainda este ano. Esperamos seguir formando agentes na Floresta Estadual (Florest) de  Maués, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, Juma, Anamã, Catuá Ipixuna e Uatumã ao longo do segundo semestre", enfatiza.

Programa Primeira Infância Ribeirinha

O PIR tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, que compreende a faixa que vai desde a gestação até os seis anos de idade, por meio da integração das Políticas Públicas desenvolvidas no âmbito da saúde, educação e assistência social do estado e dos municípios. O projeto é desenvolvido em parceria com a Samsung e Johnson & Johnson.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/