Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Primeiro caso de doença transmitida por fungos é confirmado em Manaus

Após a confirmação do primeiro caso de uma doença transmitida por fungos que pode contaminar animais e humanos, no bairro da Glória, na Zona Oeste de Manaus, a Prefeitura de Manaus alertou a população sobre os cuidados para evitar a contaminação. O alerta contra a "esporotricose animal" foi emitido na noite de sexta-feira (11), por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A equipe informou que há outros casos suspeitos, todos na Zona Oeste de Manaus, e que segue fazendo visitas domiciliares, coletando material para exames laboratoriais.
Foto: Valdo Leão / Semcom

Nas pessoas, a doença acomete a pele e a parte profunda da pele, causando lesão única ou múltiplas, iniciando pelo local onde o fungo penetrou. Essas lesões iniciam com caroço, que pode se romper, formando uma ferida de difícil cicatrização. 

Ainda segundo a Prefeitura de Manaus, em caso de suspeita da doença são necessários cuidados especiais para evitar a contaminação e propagação do fungo, como o uso de luvas ao manipular gatos doentes ou em tratamento, e que eles sejam isolados em local seguro, que deve ser higienizado com água sanitária.

Mesmo durante todo o tratamento, o animal poderá transmitir a doença ao dono. No caso de morte de animais doentes, é importante não jogá-los no lixo, rios ou enterrá-los, pois o fungo sobrevive na natureza. Os animais mortos devem ser cremados. Para isso, o proprietário deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses que providenciará a remoção da carcaça.

Foto: Valdo Leão / Semcom

Segundo o Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, este é o primeiro registro de esporotricose em Manaus. No período entre 2010 e 2020, foram registrados surtos de esporotricose em animais em outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

Nos gatos aparecem feridas profundas, geralmente no focinho e nos membros, que não cicatrizam, podendo progredir para o resto do corpo. Os sinais clínicos que podem ser observados incluem perda de peso, apatia e secreção nasal.

Outros cuidados que devem ser observados incluem, ainda, encaminhar o animal doméstico imediatamente a um médico veterinário, não realizar curativos locais e não banhar gatos com esporotricose.

O telefone do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus é (92) 3625-2655 

Veja mais notícias sobre NotíciasSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/