Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Ministério da Saúde levanta situação da Atenção Primária em Manaus

No esforço de garantir a continuidade dos atendimentos na Atenção Primária em Manaus mesmo durante a pandemia da Covid-19, equipes do Ministério da Saúde têm visitado maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – os postinhos de saúde – na capital amazonense para identificar problemas e levantar soluções.

Desde o início da pandemia, o Ministério vem envidando esforços para garantir que o atendimento da população nos postos de saúde continue, e que os cidadãos procurem as unidades próximas de suas casas a fim de manter o seu acompanhamento de saúde, tratamentos já em andamento e mesmo diagnosticar e tratar precocemente a Covid-19.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Até agora, as equipes passaram por cinco unidades: UBS Nilton Lins, UBS S-53, UBS Balbinha Mestrinho, UBS Leonor de Freitas e UBS Luiz Montenegro. Para reforçar a importância do atendimento nessas unidades, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, entrou em contato com o prefeito da cidade, David Almeida, para pedir que não haja fechamento ou restrição de horários diante da situação epidemiológica do coronavírus na região.

MATERNIDADE ANA BRAGA

Após visita à Maternidade Ana Braga, em Manaus, Parente viabilizou a transferência de uma gestante para um leito no Hospital Universitário Getúlio Vargas. A paciente precisava de hemodiálise e corria risco de morte, mas a maternidade não possui infraestrutura para o procedimento. Outras mulheres estão internadas na maternidade aguardando exames de raio-X.

"A ideia do Ministério da Saúde é continuar com as visitas a essas unidades para identificar in loco todos os problemas, conversar com os profissionais de saúde e saber quais as necessidades deles para resolver esses problemas pontuais, tanto das unidades quanto das maternidades", afirmou o secretário. 

Veja mais notícias sobre SaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/