Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Fevereiro 2021

Mercadante garante recursos para Hospital Universitário Getúlio Vargas em Manaus

Foto: Divulgação/UfamMANAUS - Durante visita a Manaus, o ministro da Educação Aloizio Mercadante conheceu as obras do novo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) nesta quarta-feira (3). O ministro veio ao Amazonas para lançar a segunda fase do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e aproveitou para conferir o andamento da construção do hospital, com 90% da primeira etapa concluída, que recebe recursos do Ministério da Educação (MEC).“O prédio está praticamente pronto”, constatou o ministro, ao assegurar o repasse de seis milhões de reais para a conclusão da unidade médica. “Com este recurso a gente conclui este prédio”, afirmou, referindo-se à primeira etapa da obra do novo HUGV.
Sobre a segunda etapa da construção, que terá início após a transferência do atendimento para a primeira, o ministro garantiu que será feito o repasse de recursos para a obra. “Recurso não vai faltar para concluir isso aqui”, assegurou.
A reitora da Ufam, Márcia Perales, e o vice-reitor, Hedinaldo Lima, conduziram o ministro durante a visita às instalações. A reitora destacou o significado da obra para a comunidade universitária e para a sociedade local. “Essa obra é muito esperada. É um sonho de muitos, aliás, de gerações”, disse. A gestora informou ainda que, o novo HUGV terá toda a parte tecnológica renovada e que já está sendo feita a aquisição de novos equipamentos para que o hospital atenda às expectativas de todos. “Eu tenho certeza que essa obra vai deixar todos os amazonenses muito felizes”, declarou a gestora.
O ministro ressaltou ainda a importância do hospital para a formação de profissionais da saúde e o atendimento da população local.  “O povo de Manaus, de toda a região Norte, também quer um hospital de referência, uma escola de medicina de grande qualidade com residência médica. Daqui vão sair profissionais cada vez mais qualificados, as pessoas serão muito bem atendidas com toda a dignidade”, declarou Mercadante.
Com 90% de obra concluída, a primeira etapa do novo HUGV tem prazo de entrega da obra previsto para o mês de março de 2016. A segunda etapa da construção será entregue, de acordo com a previsão, em março de 2017.
Novo Hospital Getúlio Vargas
O novo HUGV passará a ter uma estrutura física dez vezes maior que a anterior, com clínica cirúrgica e médica, clínica pediátrica, ginecologia e obstetrícia.Foto: Divulgação/Ufam
A nova sede do hospital terá área construída de 34.660 m², com 13 pavimentos, com heliponto e garagens com capacidade para 420 veículos. Com a capacidade ampliada, o número de internações passará a ser de 300 pacientes atendidos simultaneamente, sendo 30 leitos destinados a pacientes em regime de terapia intensiva.
No HUGV também são desenvolvidos 23 programas de pós-graduação com residência médica e formação anual de, aproximadamente, 160 médicos pós-graduados na área clínica, cirúrgica e pediátrica. 

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Fevereiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/