Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Indígenas denunciam descaso com saúde na região do Vale do Javari no AM

Indígenas denunciam descaso com saúde na região do Vale do Javari no AM
Mais de sessenta indígenas ocuparam o Distrito Sanitário especial Indígena na cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Os índios também reclamam da falta de respeito às tradições de cada povo pelos profissionais de saúde. 
O geógrafo Victor Gil, que atua no programa Javari do Centro de Trabalho Indigenista, acompanha a situação indígena na região e destaca que historicamente, essas populações tem sofrido pela falta de atendimento adequado.
Nessa terça-feira, o deputado estadual Sidney Leite acionou o Ministério Público Federal no estado pedindo investigação do caso. O deputado também deve questionar o Ministério da Saúde sobre verbas destinadas à região.
O Ministério Público Federal em Tabatinga confirmou que recebeu representação do deputado. Disse também que já está acompanhando o caso desde a semana passada, quando esteve reunido com a coordenação do Dsei Vale do Javari e, posteriormente, com indígenas.
O MPF está definindo data para ida ao município de Atalaia do Norte e também está articulando uma reunião conjunta com a Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena em Tabatinga, que deve ser realizada ainda este mês.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/