Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Hemocentro do AM fará teste inédito para identificar malária em doadores

Hemocentro do AM fará teste inédito para identificar malária em doadores
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), será o primeiro hemocentro do país a fazer testes para identificar malária no sangue de doadores. Trata-se de um projeto-piloto com a parceira da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e do  Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

O início do trabalho está previsto para o mês de março, segundo a a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). O teste inédito foi uma demanda do Amazonas devido ao risco de transmissão da malária por doador de sangue assintomático, ou seja, que não apresenta sintomas da doença.

A Susam informou ainda que também serão testadas amostras de todos os doadores do Acre, Rondônia e Roraima. Caso os resultados do projeto sejam positivos, os testes também serão aplicados em outros estados.
Foto: Diego Oliveira / Portal Amazônia
A Amazônia concentra 99% dos casos de malária no país. A doença é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium, um tipo de protozoário. Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/