Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Governador do AM anuncia ampliação da oferta de cirurgias cardíacas e investimentos no Francisca Mendes

Governador do AM anuncia ampliação da oferta de cirurgias cardíacas e investimentos no Francisca Mendes
O governador Wilson Lima anunciou, nesta sexta-feira (20), parceria com o Hospital da Criança de São José do Rio Preto e a Fundação Children's HeartLink para realização de cirurgias cardíacas de pacientes do Amazonas e, ainda, a abertura de novo chamamento público para oferecer mais procedimentos em parceria com a iniciativa privada. Ele também reafirmou que o Hospital Francisca Mendes está abastecido e que, só nesta semana, realizou cinco cirurgias e, na área de Hemodinâmica, 30 procedimentos de cardiologia e neurologia.



Somente nesta sexta-feira, estão sendo feitos 10 cateterismos no Francisca Mendes, que mantém três salas cirúrgicas funcionando, além de estar abastecido com medicamentos e insumos necessários à realização de procedimentos. “As máquinas de hemodinâmica estão funcionando e nós estamos comprando, neste momento, mais insumos para realização de procedimentos cirúrgicos, inclusive ecocardiograma”, disse Wilson Lima, ao destacar que o investimento é de R$ 1 milhão proveniente de recursos oriundos de decisão judicial e que foram desbloqueados pela Justiça para esse fim.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica

“Vamos iniciar processo de chamamento público para realização de cirurgias cardíacas junto à iniciativa privada e já temos parceria com o Hospital de São José do Rio Preto, em parceria com a Fundação Children's HeartLink, que vai operar quatro pacientes do Amazonas por dia. Nesse momento os médicos do Francisca Mendes estão avaliando o quadro clínico dos pacientes, que deverão embarcar para São Paulo e o Estado vai custear esse deslocamento, através do TFD (Tratamento Fora de Domicílio)”, detalhou Wilson Lima.


Mudanças no Francisca MendesO governador ressaltou também que em janeiro de 2019 iniciou, em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado e Federal e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a discussão da gestão do Francisca Mendes. “No início do ano a Justiça determinou que o Estado destratasse com a Unisol (fundação que administra o hospital). E aí nós começamos a discutir com os órgãos de controle qual modelo que nós iriamos implantar no Hospital Francisca Mendes. Durante os últimos seis meses começamos a montar essa estratégia e no final de novembro decidimos, junto com os órgãos de controle, prorrogar o contrato da Unisol por mais seis meses, com um período de transição. Então, desde o dia 4 de dezembro há uma gestão compartilhada no Francisca Mendes, com a intervenção da Susam”, disse.Wilson Lima ressaltou que todas as medidas tomadas até agora tem permitido que o hospital realize os atendimentos e que o Estado mantenha a taxa de mortalidade abaixo da média nacional, que é de 21% e, no Amazonas, de 12%.“Temos trabalhado muito para diminuir os números negativos da saúde. Havia 90% de desabastecimento quando assumimos o governo. Hoje temos mais de 50% de abastecimento na central de medicamentos. No interior as cirurgias voltaram a ser realizadas. Tem interior onde não eram realizados partos porque as salas cirúrgicas não apresentavam condições para isso. Nós investimos e diminuímos as filas de espera para realização de cirurgias e exames. Estamos reformulando toda a estrutura da saúde no Estado do Amazonas, principalmente a contratação de pessoal. Só para terem uma ideia, em 2019, pagamos 12 competências de salários para os médicos das empresas terceirizadas, o que não tenho conhecimento de ter acontecido em outros governos”, frisou.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/