Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Em Manaus, pesquisa sobre vacina preventiva contra o HIV deve selecionar 100 voluntários

Uma pesquisa sobre uma vacina preventiva contra o HIV-1, uma cepa do vírus do HIV, vai selecionar 100 voluntários em Manaus e na região metropolitana. O estudo Mosaico iniciou os trabalhos no Amazonas na terça-feira (1) e vai ser coordenado pela Fundação de Medicina Tropical.

Foto: Divulgação

Atualmente, o Mosaico é o estudo mais avançado sobre um imunizante contra o HIV. Ele começou nos Estados Unidos, em 2019, e agora está sendo realizado em oito países de três continentes. No Brasil, além do Amazonas, outros cinco estados participam da pesquisa.

O intuito é inscrever, em todo o estudo, 3.800 homens que fazem sexo com homens e pessoas transgênero com idade entre 18 e 60 anos. Esses grupos foram selecionados porque são os mais afetados pelo HIV no Brasil.

Além desses requisitos, é necessário que os participantes tenham HIV negativo, não estejam atualmente usando "Profilaxia Pré-Exposição" e nem tenham o interesse em usar o medicamento; e sejam homens cisgêneros ou pessoas trans.

Segundo o estudo, atualmente, 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com HIV e em 2019 houve 1,7 milhões de novas infecções por HIV-1. No Brasil, foram 41.909 novos casos.

O regime de vacina experimental sendo testado no estudo foi desenvolvido pela Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson e seu consórcio de parceiros globais.

Os interessados em participar da pesquisa podem preencher uma ficha de inscrição disponibilizada no site do estudo e tirar dúvidas pelo pelo telefone (92) 99512-0687. 

Veja mais notícias sobre SaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/