Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Covid-19: Pará vai assinar protocolo de intenções com o Instituto Butantan para aquisição da Coronavac

coronavac-butantan
O Governo do Pará apresentou nesta segunda-feira (7) os resultados da terceira fase da pesquisa epidemiológica sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19. Realizada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), a pesquisa estima que 1.787.520 pessoas já foram contaminadas no território paraense. O resultado foi divulgado pelo governador Helder Barbalho em transmissão pela internet. E diante desse quadro, o governador anunciou que o Governo vai em busca da vacina contra o coronavírus no Ministério da Saúde e no Instituto Butantan, que já está em fase final de testes de uma vacina produzida em uma parceria internacional.
Vacina Coronavac. (Foto:Divulgação/Instituto Butantan)

O nível de contágio no Pará é considerado estável, sob o ponto de vista técnico. Ainda de acordo com a terceira fase da pesquisa epidemiológica, das pessoas que testaram positivo, 54,9% são do sexo feminino e 67,78% residem em zonas urbanas. Com 43,1%, a maior concentração de pessoas com a doença ou que já tiveram a Covid- 19 estão na faixa etária entre 25 e 34 anos.


"Com essas informações, temos condições de avaliar por região do Estado o nível de contágio e o perfil da população para subsidiar as estratégias para atividades em saúde. Além disto, é muito importante que cada paraense possa saber o nível de contágio. Enquanto não temos uma vacina, é fundamental a atenção ao uso de máscara, processo de higienização e manutenção do distanciamento social", reiterou Helder Barbalho.


Durante a transmissão, o chefe do Poder Executivo anunciou que, nesta terça-feira (8), junto com outros governadores, terá uma audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir o Plano Nacional de Imunização da Covid-19. "Queremos saber do governo federal qual o calendário e quais ações estão sendo pensadas efetivamente, para que possamos sinalizar para a população a vacinação tão esperada por todos nós", disse o governador do Pará.


Helder Barbalho também afirmou que o Estado vai assinar um protocolo de intenções com o Instituto Butantan para aquisição de doses da vacina Coronavac. "Caso demore a solução por parte do governo federal, o governo do Estado vai tomar a inciativa, junto ao Butantan, para que possamos assegurar, ao momento em que a vacina esteja regularizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que o Estado possa adquirir e garantir acesso à vacina por parte da população", acrescentou.


A Região Metropolitana de Belém é a área onde foi encontrado o maior índice de pessoas que já tiveram Covid- 19 (42,72%), seguida pela Região Nordeste (40,08%) e Marajó Ocidental (36,44%). Na Região do Xingu foi detectado o menor índice (15,25%). A pesquisa leva em consideração a população acima de 12 anos.


Perfil 


Ainda sobre o perfil da população infectada, a maioria tem grau de escolaridade variando do ensino fundamental (39,66%), ao médio (42,89%). Quanto à classificação em termos de cor ou raça, definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as maiores incidências, com 71,13%, estão entre as pessoas que se declararam pardas.


Outro fator identificado em estudos realizados por outras instituições, e que foram confirmados pela pesquisa da Uepa, é que a maioria das pessoas já diagnosticadas com a Covid- 19 pertence às classes sociais C (38,39%) e D/E (52,85%). O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, avaliou que apesar desse crescimento no número de infectados, a queda do índice de mortalidade demonstra que o Estado está no caminho correto no combate ao vírus. "Estamos com a retaguarda preparada para atender toda a demanda de coronavírus", afirmou.


O governador Helder Barbalho anunciou a decisão do Governo de garantir a vacina com o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan. (Foto: Jader Paes/Agência Pará)

Amostragem


A análise da pesquisa epidemiológica foi realizada por amostragem, com base em 8.220 testes aplicados em 52 cidades, nas oito regiões de Regulação de Saúde do Pará. A coleta de dados foi realizada no período de 25 de setembro a 23 de outubro de 2020.


Também participaram da transmissão os reitores da Uepa, Rubens Cardoso, e da Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), Rubens Cardoso, e o coordenador da Pesquisa da Uepa, Pedro Vasconcelos.



Veja mais notícias sobre NotíciasSaúdePará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/