Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Amazônia perdeu mais de mil leitos de internação pediátrica em sete anos

Amazônia perdeu mais de mil leitos de internação pediátrica em sete anos
Foto: Divulgação/Shutterstock
Em sete anos, estados da Amazônia perdem mais de mil leitos de internação pediátrica pelo SUS. Os dados são de levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Entre 2010 e 2016, mais de 10 mil leitos de internação em pediatria clínica foram desativados na rede blica de saúde no Brasil. Os leitos são destinados a crianças que precisam permanecer num hospital por mais de 24 horas. Quase 12% dessas vagas foram perdidas em hospitais da Amazônia Legal. A maioria delas no Maranhão: 604. Os estados da região Norte desativaram 428 leitos. Mato Grosso, 144.

Luciana Rodrigues, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para os riscos da falta de leitos no país. Segundo a pediatra, muitas vezes os médicos precisam internar as crianças para ampliar o diagnóstico, começar um tratamento imediato e não têm pra onde mandar os pacientes. “Essas crianças ficam esperando haver uma vaga para serem transferidas e serem tratadas de maneira adequada. E isso atrasa o diagnóstico, atrasa o tratamento devido", afirma a presidente.

Outro dado alarmante: 40% dos municípios brasileiros não possuem nenhum leito de internação na pediatria. Sobre a perda de leitos no Maranhão, a Secretaria de Saúde do Estado afirmou que a redução ocorreu nas unidades de gestão municipal. E que os leitos pediátricos gerenciados pelo Governo maranhense aumentaram de 150 para 243, o que significa um crescimento de 62%, entre 2010 e 2016. Segundo o Mistério da Saúde, a análise da oferta de leitos para crianças deve considerar a tendência mundial de desospitalização. E que tratamentos que antes exigiam internação passaram a ser feitos no âmbito ambulatorial e domiciliar.

A pasta informou que nos últimos anos investiu na expansão de leitos pediátricos e neonatais para atendimento de maior complexidade, como as UTIs. De acordo com o Ministério da Saúde, nestes casos houve crescimento de 15% na oferta, entre 2010 e 2016. A boa notícia vem do Amapá. O Estado apresentou aumento na disponibilidade de leitos. A oferta passou 180 vagas para 230. O Amazonas também registrou um pequeno aumento: 2%. São únicos estados do país com crescimento de oferta de leitos pela rede pública. De acordo com o último dado disponível no levantamento, o país dispõe de 38 mil e 200 vagas em leitos de internação em pediatria clínica para uso exclusivo do SUS.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/