Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Saiba quem são os cachorros que auxiliam policiais e bombeiros em diversas operações

herois-caninos---marca-dagua_

Você sabe que a Lassie, Rin-Tin-Tin, Bethoven, Marley, e Scooby-Doo, têm em comum? Os cinco são estrelas de cinema e, também, cachorros. Nas telonas, os animais se destacam pela esperteza, destreza e coragem (desculpa, Scooby), porém, fora de Hollywood, o mundo conta com os seus verdadeiros heróis caninos.

Em Manaus, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Polícia Militar do Amazonas (PM) contam com o apoio de cachorros, que atuam em diversos tipos de ações como, por exemplo, faro de entorpecentes e explosivos, salvamento e resgate, fuga de presidiários, além de busca e apreensão. Confira quem são os heróis caninos:

Nome: Hope
Raça: Labrador
Idade: 9 anos

Hope foi o primeiro cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CbMam). Começou seu treinamento em Xanxerê/SC, chegando em Dezembro de 2014 para trabalhar na corporação. Atuou de forma operacional até o ano de 2018, posteriormente, foi aposentado para se dedicar ao projeto de cinoterapia, onde serviu com coterapeuta para o desenvolvimento físico e cognitivo de pessoas com deficiência.


Hope interagindo com uma criança. Foto: Divulgação

Nome: Bolt
Raça: Labrador/SRD
Idade: 5 anos

Bolt nasceu em Manaus, através de um cruzamento entre o Hope e uma cadela da região, no intuito de desenvolver um cão que fosse mais adaptado ao calor amazônico. Começou seu treinamento aos 3 meses de idade, participando de diversas operações na região, até o ano de 2018, devido a falta de treinamentos, foi forçado a se afastar das atividades operacionais, também contribuiu com acinoterapia. 

Bolt participou de várias ações com os bombeiros. Foto: Divulgação

Nome: Odin
Raça: Pastor-alemão
Idade: 3 anos


Odin atua na modalidade guarda-proteção. Nos últimos anos, ele participou de revistas prisionais e reintegração de posse. Por causa do seu comportamento, Odin é utilizado em eventos diversos. 

Odin. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Nome: Tayson
Raça: Pastor-alemão
Idade: 3 anos

Tayson é irmão de ninhada de Odion, mas, diferente do irmão, ele atua na modalidade faro e narcóticos. O cachorro está empregado na Base Arpão. Inclusive, ele participou de uma ocorrência que apreendeu mais de 3 toneladas de entorpecentes. 

Tayson. Foto: Divulgação

Nome: Cacau
Raça: Labrador
Idade: 5 anos

O temperamento dócil de Cacau é utilizado em dogshow e apresentações (programações escolares e desfiles cívicos). Inclusive, a cadela já participou do aniversário de uma criança de 7 anos que tem grande admiração pela Polícia Militar. 

Cadela Cacau. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Nome: Bolt
Raça: Pastor Belga
Idade: 4 anos

Bolt é um cachorro com treinamento de obediência básico e avançado. Além de atuar na função de guarda e proteção, ele participa de eventos cívicos. É um cachorro com temperamento controlado e dócil. 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre CidadesAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/