Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Projeto social oferece aulas de tênis para crianças carentes em Manaus

MANAUS - O tênis naturalmente é visto como um esporte elitista. No entanto, um projeto social em Manaus oferece a prática da modalidade para crianças carentes de forma gratuita. O 'Tênis na Comunidade', coordenado pelo professor Ricardo Fixe, iniciou as atividades na Minivila Olímpica do Coroado na segunda-feira (19).
'Tênis na comunidade' atende a Zona Leste de Manaus. Foto: Mauro Smith/Semjel-AM
O projeto surgiu no bairro Chapada, mas pela primeira vez está sendo expandido para a Zona Leste de Manaus. "O tênis é um esporte para pessoas privilegiadas financeiramente, mas eu proporciono isso para as crianças da comunidade. Na academia onde eu trabalho [Academia de Tênis, na Ponta Negra], consegui doações de raquetes, bolas e redes. É um trabalho voluntário que eu gosto muito de fazer", disse Ricardo ao Portal Amazônia.
O carioca radicado em Manaus também enveredou pelo tênis através de um projeto social no Rio de Janeiro. "O esporte tira a criança do caminho errado. E o tênis trabalha muito a educação, a disciplina. Eu vivi essa experiência de vir de uma comunidade e sei como o esporte pode abrir portas", afirmou o professor.
Ricardo foi técnico no torneio juvenil de Roland Garros e morou em países como Estados Unidos, Itália, Espanha e Inglaterra. Mas a realidade manauara está bem longe do que o carioca presenciou internacionalmente. A capital amazonense sequer possui uma quadra pública de tênis. "Na Europa a gente encontra uma quadra em qualquer esquina. Mas com esse trabalho que estamos fazendo, quem sabe meus netos tenham a oportunidade de jogar numa quadra pública em Manaus", projetou.
O coordenador não tem a pretensão de revelar um grande prodígio das quadras, mesmo porque sabe que é preciso muito mais do que talento para fazer carreira no tênis. "Quero apenas proporcionar um lazer pra essas crianças. Lapidar um talento leva tempo e é preciso muito dinheiro. E eu trabalho com crianças carentes", observou.O Amazonas não possui tradição em revelar tenistas. O único amazonense que compete pelo Brasil e mundo afora é Pedro de Paula, que recentemente competiu em um Future na Alemanha. O tenista atualmente mora em Itajaí (SC) e cresceu na modalidade graças a uma boa condição financeira da família.Primeira experiênciaTodas as crianças que participaram da aula inicial do Tênis na Comunidade tiveram o primeiro contato com o esporte. As aulas acontecem na segunda, quarta e sexta-feira, de 8h às 9h. As inscrições são realizadas na secretaria da Minivila Olímpica de forma gratuita.
Com problema de asma, o pequeno Anthony Andrade, 13, pretende continuar frequentando as aulas de tênis no complexo. “Pratico esportes para evitar o cansaço causado pela asma. Quando canso, paro um pouco e volto a brincar. Gostei do tênis e quero continuar participando”, disse o estudante do 6º ano do Ensino Fundamental.

Veja mais notícias sobre Esportes.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/