Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Projeto do Time Enactus UFPA é selecionado para o Fórum Internacional sobre Água

Projeto do Time Enactus UFPA é selecionado para o Fórum Internacional sobre Água
O AmanaKatu, um dos projetos do Time Enactus UFPA, foi selecionado para participar do Fórum Mundial da Água 2018. O evento ocorrerá de 18 a 23 de março, em Brasília, e tem como objetivo aumentar a participação do tema água na agenda política dos governos, além de promover o aprofundamento das discussões, troca de experiências e formulação de propostas concretas para os desafios relacionados aos recursos hídricos.

O projeto será apresentado no Mercado de Soluções do Fórum. Nesse ambiente, 60 experiências de diversas partes do mundo exibirão tecnologias inovadoras para o compartilhamento da água de forma sustentável. Além desse espaço, o AmanaKatu integrará o Catálogo de Experiências do evento.

“Durante o Fórum, teremos a oportunidade de divulgar o projeto para mais de 400 instituições de aproximadamente 70 países. Assim, podemos ampliar o impacto positivo do programa e fazer novas parcerias”, ressalta Wilson Ferreira, integrante do AmanaKatu.

AmanaKatu - O projeto foi criado durante o Desafio Inove Mais 2017 e tem como principal objetivo democratizar o acesso à água para populações carentes. No decorrer da competição, os membros desenvolveram um sistema de captação de água da chuva compacto, com capacidade de 240 litros e de baixo custo de produção. 
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Durante o desenvolvimento do sistema, os integrantes obtiveram auxílios técnico do professor do  Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), doutor Ronaldo Mendes, e financeiro da empresa BR da Costa Eng. Ltda, patrocinadora do protótipo apresentado na competição. Para o professor, auxiliar os membros na criação do sistema foi uma experiência prazerosa. “Sinto-me tendo cumprido o objetivo de docente universitário”, ressalta.

“Nós tínhamos a ideia, sabíamos com o que queríamos trabalhar, mas ainda existiam muitas dúvidas sobre como colocar em prática o projeto, e, com o Inove, elas foram sanadas”, disse Marivana Almeida, líder do projeto no desafio.

Fórum Mundial da Água

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Brasília sediará o evento em março de 2018.

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

ENACTUS UFPA


Fundada em 2014, o Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

O time faz parte de uma rede global de universitários engajados que potencializam comunidades por meio do Empreendedorismo Social.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/