Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Pessoas em situação de rua apresentam “Auto de Natal” em Belém

Pessoas em situação de rua apresentam “Auto de Natal” em Belém
Na último final de semana, pessoas em situação de rua da área do Distrito de Icoaraci, atendidas pelo Centro Pop, se apresentarem em um “Auto de Natal”, encenado no palco montado no Espaço Ver o Rio.  
Os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop) são espaços da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), que buscam e atendem a pessoas em situação de rua na cidade, e desenvolvem um trabalho de resgate e ressocialização, por meio de uma equipe composta por educadores sociais, orientador social, assistente social e psicólogo da Fundação Papa João XXIII (Funpapa). São dois Centros mantidos pela PMB, um em Icoaraci e outro no bairro de São Brás, em Belém (PA).
A próxima encenação será na quarta-feira, dia 20, às 19 horas, na Orla de Icoaraci, dentro do projeto Um Natal nas Ruas de Belém, da Funpapa. As apresentações têm apoio da Guarda Municipal de Belém (GMB), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
O espetáculo - que já é realizado há três anos - envolveu 44 pessoas, sendo 32 em situação de rua, que participaram como atores e se prepararam e ensaiaram durante três meses e meio para a primeira apresentação do “Auto de Natal”, no Ver o Rio. 
Foto: Divulgação / Agência Pará
A coordenadora do Centro Pop, a assistente social Iacirema Bahia, conta que houve um momento em que os assistidos em Icoaraci sentiram necessidade de ultrapassar os muros do Centro.  Foi nesse instante em que surgiu o teatro, e com ele, a encenação da Paixão de Cristo e do Auto de Natal. “Nós percebemos que a valorização pessoal deles estava muito forte, e o teatro foi uma coisa que eles precisavam, para se mostrar como cidadãos e pessoas, porque quando esses indivíduos estão nas ruas, eles são invisibilizados. A peça é um trabalho em conjunto, para o qual contamos com a ajuda de muitos. E no texto, tivemos o apoio dos assistidos, tanto que a história é conduzida por um morador de rua pensando sobre a sua vida”, explicou a coordenadora.
HistóriaAntes do início do espetáculo, os preparativos eram intensos em um camarim improvisado, ao lado do palco. Os atores vestiram seus figurinos de apóstolos, soldados romanos, personagens bíblicos, anjos, Papai Noel, animais do presépio, e outros, e ajustavam os adereços, maquiagem e penteados.
A peça conta a história do nascimento de Jesus, sob a ótica de uma pessoa em situação de rua, mostrando passagens da Bíblia. O texto usa trechos que estão nas Escrituras e que foram gravados pelos atores, que dublam essas falas na peça. O espetáculo também tem dança, balé, coreografia e uma trilha sonora de músicas clássicas e populares, que remetem ao Natal.  
Maria Joana da Silva, de 59 anos, frequenta do Centro Pop de Icoaraci há quatro anos. Na peça, ela interpreta Izabel, a prima de Maria, mãe de Jesus. Ela estava emocionada de estar na apresentação. “É a primeira vez em que estou numa peça de teatro, e estou gostando muito de participar. Acho muito importante, porque eu não tenho família, e no Centro, as pessoas acabam se tornando nossos parentes. Frequentar o Centro mudou a minha vida, porque eu estava num caminho ruim, mas consegui me recuperar”, contou Maria Joana.
O público que estava passeando pelo Espaço Ver o Rio acabou tendo uma surpresa com a encenação do “Auto de Natal”. Cleidiane Santos, de 40 anos, moradora do bairro da Sacramenta, foi uma delas. “Eu não sabia que ia ter essa peça aqui, mas estou feliz de poder assistir, porque é muito lindo como eles estão se apresentando, e queria dar parabéns pela iniciativa”, elogiou.  
Foto: Divulgação / Agência Pará
Centro PopO Centro Pop foi criado pela PMB em 2014. Os assistidos no Centro o frequentam de segunda a sexta-feira, e recebem alimentação, incluindo café da manhã, almoço e lanche. O Centro tem como referência o trabalho de intervenção sócio assistencial junto à população que se encontra em situação de rua em Belém.
Jorge Franco é ex-morador de rua, e ficou nessa situação por oito anos, até começar a frequentar o Centro, em Icoaraci. Ele se recuperou, e hoje, é arte educador no local.  Na peça, atua com narrador das cenas, mas ajudou na montagem também. “Não é fácil você se livrar do vício da química, mas com muita determinação, aceitando o tratamento proposto e através da arte, foi possível ser resgatado para a sociedade. Atualmente, eu acho que sou até um exemplo para os meus companheiros, para que eles vejam que é possível superar”, enfatizou Jorge, que é músico e artista plástico.
Foto: Divulgação / Agência Pará
Serviço
Apresentação do “Auto de Natal”, encenado por pessoas em situação de rua assistidos pelo Centro Pop, quarta-feira, 20, às 19 horas, na Orla de Icoaraci, em Belém. Entrada gratuita.

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/