Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Órgãos de defesa ambiental iniciam ações de prevenção e combate a queimadas no Acre

Órgãos de defesa ambiental iniciam ações de prevenção e combate a queimadas no Acre

O período favorável a queimadas em grande parte da região amazônica se inicia em junho, com a estiagem e o início do verão amazônico. Este é o caso do Acre.

De acordo com o governo acreano, focos de incêndios criminosos levaram os órgãos de defesa ambiental a anteciparem as ações de prevenção.

Com base em um plano de contingenciamento elaborado em novembro do ano passado, os agentes ambientais atuam na conscientização da população sobre os riscos e prejuízos que as queimadas provocam à saúde e ao meio ambiente.

Foto: Arquivo/Ibama

Entre as atividades executadas estão a preparação do efetivo e a aquisição de equipamento de combate a incêndios; além de palestras educativas em escolas públicas com o intuito de transformar os alunos em agentes de conscientização no meio familiar. Também foram pensadas estratégias de comunicação como as propagandas.

Além do Corpo de Bombeiros, também participam da força-tarefa a Defesa Civil, a secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, o Instituto de Meio Ambiente, a secretaria estadual da saúde, além das forças militares ambientais.

A queimada – seja em área urbana ou rural – é crime previsto em lei com pena de três a seis anos de prisão e multa. E isso vale, inclusive, para infrações consideradas mais leves, como a prática de queimar folhas em terrenos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/